Tribunal do Trabalho de SP aceita intermediar acordos pelo WhatsApp

Medida acelera tramitação de processos trabalhistas; pessoas só têm que ir ao Fórum assinar a conciliação.
Resultado de imagem para foto do simbolo do whatsapp
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo aderiu à tecnologia e agora aceita intermediar acordos pelo WhatsApp. Basta a defesa ou a acusação pedir que as conversas são conduzidas por um funcionário do TRT e pelos advogados. Feito o acordo, as pessoas só têm que ir ao Fórum assinar a conciliação.

Foi a necessidade que levou a Justiça a buscar a solução na tecnologia. O tribunal percebeu que as pessoas não apareciam nas audiências e as explicações quase sempre eram as mesmas: a pessoa tinha um outro compromisso no horário, morava num bairro longe ou em outra cidade.

“Havendo sucesso nas tratativas, nesses acordos, nós vamos marcar uma audiência, aí sim, com a presença das partes e seus advogados. Será elaborado o termo de acordo e a homologação do juiz. Porque só um juiz pode homologar um acordo”, disse a desembargadora Candida Alves Leão, coordenadora do Núcleo de Conciliação do tribunal. O TRT da 2ª Região é responsável por 46 municípios de São Paulo.

Em Barueri, na Grande São Paulo, a pessoa nem precisa aparecer. Há três anos tudo é feito online. Foi a experiência do juiz Vinícius José de Rezende que inspirou o TRT. “Em média dura em torno de sete dias até fechar o acordo.

Eles atravessam uma petição pelo sistema online, faço a homologação também pelo sistema online e nem precisa mais comparecer aqui”, afirmou o magistrado.

Atualmente, uma ação trabalhista leva em média 285 dias para ter uma sentença. Para quem começou a trabalhar na Justiça ainda na década de 1970 é uma enorme mudança. “Se for pensar em termos práticos, não existe igual”, disse o advogado Luiz Schinckar. “Um processo trabalhista que poderia demorar três, quatro, cinco anos até pode se resumir em uma semana. Incrível essa solução.”

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou que a conciliação via aplicativo de celular ainda não foi regulamentada, mas que a legislação prevê a utilização de ferramentas digitais na tramitação dos processos. Um exemplo disso é que há dois meses o CNJ passou a autorizar que intimações fossem feitas usando a ferramenta de conversa virtual.

Via G1 São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte