Reginaldo Campos é o 1º vereador que poderá ter o mandato cassado na história de Santarém


Vereadores aprovaram na segunda (21), a abertura de um processo de cassação contra o parlamentar. Reginaldo está preso; ele é investigado por chefiar esquema de corrupção na Câmara.



Vereador Reginaldo Campos em cerimônia na Câmara de Santarém (Foto: Adonias Silva/G1)Vereador Reginaldo Campos em cerimônia na Câmara de Santarém (Foto: Adonias Silva/G1) 



O vereador Reginaldo Campos (PSC), preso na Operação Perfuga, é o primeiro vereador, na história centenária da Câmara de Santarém, oeste do Pará, que poderá ter o mandato cassado. Na segunda-feira (21), os vereadores aprovaram, por unanimidade, a abertura do processo de cassação dos direitos políticos do parlamentar.


Reginaldo Campos é investigado por chefiar um esquema de corrupção na Câmara. O pedido de cassação, de iniciativa popular, foi protocolado na Câmara e aponta crimes de responsabilidade político-administrativa. Estima-se que o prejuízo aos cofres públicos possa chegar a R$ 1 milhão.


CÂMARA APROVA PEDIDO DE CASSAÇÃO


ENTENDA O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO


O pedido de cassação do mandato do vereador Reginaldo Campos inclui uma séria de crimes. Ele é investigado por crimes de peculato, falsificação de documento público, corrupção e associação criminosa, além do desvio de combustível da Câmara. O vereador deverá ser notificado em um prazo de cinco dias para que possa entrar com recurso.
Operação Perfuga


A Operação Perfuga foi deflagrada do dia 7 de agosto pela Polícia Civil com apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público (MP). O vereador é investigado por chefiar um esquema de corrupção na Câmara De Santarém. Ele está preso preventivamente deste o dia 7 de agosto.


Pedido de transferência


A Justiça determinou no dia 18 de agosto, que Reginaldo Campos seja transferido para o presídio especial Anastácio das Neves, em Santa Isabel do Pará. A decisão, do juiz Rômulo Brito, veio da necessidade de uma sala de estado maior no presídio Sílvio Hall de Moura. Reginaldo Campos está custodiado em uma sala do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º-BPM).
 Vereador Reginaldo Campos durante diplomação em 2016, na Câmara (Foto: Adonias Silva/G1)Vereador Reginaldo Campos durante diplomação em 2016, na Câmara (Foto: Adonias Silva/G1) 

 O vereador



Reginaldo Campos, de 48 anos, é casado e natural de Macapá (AP). O vereador, atualmente filiado ao PSC, já está no legislativo municipal em Santarém em seu quarto mandato consecutivo. Se elegeu nas eleições de 2000, 2004, 2008, 2012 e 2016. Em 2016, obteve 3.837 votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Reginaldo Campos também foi candidato a deputado estadual nas eleições de 2014, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas não se elegeu. O vereador obteve atuação marcante em Santarém por integrar a religião evangélica. Também participou de vários encontros de articulação para o Plebiscito em 2011 da criação do estado do Tapajós.


Foi presidente da Câmara em 2015. Em 2016, foi membro da Comissão de Transportes, Turismo, Comércio e Indústria. Atualmente, é membro da Comissão de Agricultura, Pesca, Obras Públicas e Patrimônio e presidente da Comissão de Defensoria, Direitos Humanos, Juventude, Combate às Drogas e Segurança Pública.
 
Via G1 Santarém 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte