'É possível repensar forma de financiamento', diz Fux sobre doações para campanhas eleitorais

Ministro do STF deu entrevista a Roberto D'Ávilla, que vai ao ar nesta quarta-feira (16) às 23h30 na GloboNews. Ele assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral no ano que vem.


O ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux defendeu mudanças no financiamento de campanhas eleitorais em entrevista a Roberto D'Ávilla – que vai ao ar nesta quarta-feira (16) às 23h30 na GloboNews. Fux criticou o modelo antigo, no qual empresas doavam para todos os candidatos para terem favores em troca (assista no vídeo acima).

O ministro disse entender que é possível se "repensar" as doações por pessoa jurídica privada, "desde que ela o faça a partir de sua própria ideologia".

"Foi por essa razão que nós [STF] vetamos o financiamento de campanha por empresa privada, porque elas não tinham ideologia nenhuma. Doavam para todas e, o que é pior, posteriormente exigiam contrapartida", afirmou Fux.

"Algumas questões precisam ser especificamente alteradas para terminar com esse caldo de cultura tão nefasto que nós temos assistido e que é absolutamente inaceitável", afirmou o ministro, que assume a presidência Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro do ano que vem.

"É preciso que haja uma purificação desse ambiente político e em todos os seguimentos em geral. E isso se faz através de criação de mecanismos capazes de gerar uma política mais limpa", completou.
O financiamento de campanha é um dos pontos da reforma política que está sendo analisada no Congresso Nacional.

Por G1, São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte