Amazonas é o Estado com mais mortes em acidentes no transporte aquático do País

Em dez anos, de 981 mortes registradas, cerca de um terço (312) ocorreu no Amazonas. O Estado do Pará é o segundo da lista, com 146 mortes


As estatísticas mostram ainda que 79% das vítimas nos dez anos eram homens (Foto: Chico Batata/Acervo-DA)

Manaus – Em dez anos, acidentes envolvendo transportes aquáticos deixaram 981 mortos no País, segundo dados do Ministério da Saúde, no período entre 2006 e 2015. Cerca de um terço das mortes ocorreu no Amazonas, que lidera a estatística com 312 vítimas, seguido pelo Pará, com 146.

Na última terça-feira (22), o naufrágio de um barco clandestino no Rio Xingu, no Pará, matou ao menos 21 pessoas. Nesta quinta-feira (24), um novo naufrágio, dessa vez na Bahia, deixou 18 mortos, segundo informações disponíveis até a publicação desta reportagem. As informações são do jornal O Globo

Os dados do Ministério da Saúde mostram que Bahia e Pará tiveram 177 mortes decorrentes de acidentes com embarcações entre 2006 e 2015. Não há registros nacionais disponíveis para 2016 e 2017. Ou seja, os naufrágios desta semana não estão contabilizados.

O cálculo a partir da base de dados do governo federal leva em consideração três categoriais internacionais para registrar as mortes — por afogamento, por trauma ou por causa não identificada, todas decorrentes de acidentes com embarcações. O afogamento corresponde a 77% das mortes, e os traumas, 15%.

O levantamento desconsiderou outras categorias referente a mortes em transportes aquáticos, mas que não tiveram registros de acidentes com as embarcações.

As estatísticas mostram ainda que 79% das vítimas nos dez anos eram homens e 72% tinham idade economicamente ativa, entre 15 e 65 anos. No entanto, apenas 9% das mortes foi classificada como acidente de trabalho.

O pior ano da série histórica foi 2008, quando 156 mortes foram registradas — 89 no Amazonas. Naquele ano, o estado teve dois naufrágios de proporções semelhantes aos acidentes desta semana, no Pará e na Bahia. Em fevereiro de 2008, o barco Almirante Monteiro afundou no Rio Amazonas, em Itacoatiara, a 260 quilômetros ao Sul de Manaus, e deixou 16 mortos. Três meses depois, outras 48 pessoas morreram quando a embarcação Comandante Sales naufragou no Rio Solimões em Manacapuru (a 68 quilômetros a oeste de Manaus).

Via O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte