Cuca é obrigado a pagar R$ 3,6 milhões em impostos

Carf considerou que treinador do Palmeiras usou empresa para pagar menos tributos. Ele ainda pode recorrer.

O técnico do Palmeiras, Cuca, , durante partida contra o Atlético-MG, válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, realizada na Arena Palmeiras, em São Paulo (SP) - 24/07/2016
Os valores envolvidos foram acumulados entre 2006 e 2008, quando Cuca treinou Botafogo e Santos (Felipe Cotrim/VEJA.com)

O técnico Cuca, do Palmeiras, vive dias difíceis. Nesta quarta-feira, horas antes da eliminação do clube paulista da Libertadores da América, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério da Fazenda, condenou o treinador a pagar 3,6 milhões de reais para liquidar uma cobrança de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). As informações são do portal Jota.

A dívida diz respeito ao período em que Cuca treinou o Santos e o Botafogo, entre 2006 a 2008. Para a Receita Federal, o treinador abriu uma empresa, chamada A.D. Assessoria Empresarial, para pagar menos impostos – a empresa recolhia Imposto de Renda como Pessoa Jurídica (alíquota de 15% a 25%), enquanto como pessoa física são cobrados 27,5% do lucro presumido.

Por considerar os recebimentos como remuneração trabalhista, Cuca foi multado, mas não foi comprovada fraude ou dissimulação.

O processo de Cuca é semelhante aos de Neymar, Guga e Alexandre Pato, também acusados de abrir empresas para redução de impostos. O caso, porém, se difere uma pouco pois treinadores de futebol devem seguir uma legislação específica, principalmente no quesito dos direitos de imagem.

Para o relator e conselheiros do caso, existe uma diferenciação entre o trabalho intelectual de um técnico de futebol e a exploração de sua imagem. Assim, existe uma divergência entre tributar ou não o direito de imagem, por não se tratar de um contrato de trabalho. Porém, no processo de Cuca, a maioria dos julgadores decidiu por afirmar que os contratos possuem base no trabalho – passíveis de cálculo de imposto de renda. Cuca ainda poderá recorrer da decisão à instância máxima do Carf, a Câmara Superior.

Via Placar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte