Suspeito de planejar chacina e participar de 50 mortes pede perdão a familiares de vítimas em delegacia no AM

Polícia diz que 'Mano Kaio' pretendia fazer uma chacina contra ex-integrantes de seu bando.

Mano Kaio foi preso no Rio de Janeiro. Ele é suspeito de participar de 50 assassinatos em Manaus (Foto: Ive Rylo)
Mano Kaio foi preso no Rio de Janeiro. Ele é suspeito de participar de 50 assassinatos em Manaus (Foto: Ive Rylo)

Aponntado como traficante e envolvido em 50 homicídios, Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, de 25 anos - conhecido como “Mano Kaio”- foi apresentado à imprensa na manhã desta quarta-feira (23). Ele foi preso no Rio de Janeiro e transferido para Manaus.

Após a prisão a polícia anunciou que ele planejava uma chacina contra ex-integrantes de seu bando. O suspeito pediu perdão para os familiares das vítimas. “Peço desculpa por muitos familiares que sofreram e não tinha nada a ver com esse negócio que está acontecendo”, disse.

Acompanhado por dois advogados, Santos preferiu não falar sobre a suspeita no envolvimento nas 50 mortes em Manaus, nem sobre ataques que teria planejado enquanto estava foragido no estado do Rio de Janeiro.
Durante esta semana, o preso vai ser interrogado e deve ter regressão de pena, ou seja, ele retorna para o regime fechado.

Santos foi preso durante operação integrada entre as polícias do Amazonas, do Rio de Janeiro e da Força Nacional na última sexta-feira (18). Ele estava foragido do sistema prisional do Amazonas desde 2014. No final de março de 2017 ele viajou para o município de Rio das Ostras, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Lá passou a se associar a uma facção criminosa, segundo a polícia.
“Pegamos várias informações com ele, a partir da prisão. No Rio foi apreendido mais de 300 kg de drogas e cinco armas”, disse titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Juan Valério.
Tráfico

A polícia diz que há indícios de que “Mano Kaio” participava do comando do tráfico em Manaus, mesmo morando em outra cidade. Ele também é suspeito de articular uma rede internacional de tráfico de drogas e armas, junto a traficantes de Peru e Colômbia.
Kaio é apontado como um dos mandantes da morte do traficante Frank Oliveira da Silva, o “Frankzinho do 40” e Carlos da Costa Uchoa, o “Tonga”. Eles foram esquartejados em 2013. Os corpos foram encontrados dentro de malas próximo a ponte do Rio Negro.

Mortes

De acordo com o delegado Juan Valério, “Mano Kaio” tem envolvimento 50 homicídios. Sendo 14 com envolvimento direto e o restante ele teria articulado para dominar o tráfico de drogas na área do Igarapé do 40, na Zona Sul de Manaus.

“Kaio começa a montar os bondes [as equipes], para começar a matar o pessoal do ‘Frank do 40’. Nas anotações têm o nome das pessoas que compõe as equipes dele. Algumas vezes ele participou como mandante e em outras ele acompanhava as execuções”, disse o delegado.

Valério explicou que, em 2012, Kaio tentou assumiu uma boca de fumo no Igarapé do 40, no bairro Raiz. Contudo, o local ainda era comandado pelo traficante “Frankzinho do 40”, que não gostou da ideia de concorrência em sua área.

Segundo o delegado, os homens comandados por Kaio, foram presos e confessaram a liderança de Kaio nas mortes.

Vida dedicada ao crime

De acordo com a polícia, Kaio iniciou no crime aos 16 anos, após furtar um video-game. Ele tem 5 passagens pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e uma na Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERF) por um latrocínio.
“Quando menor, ele chegou a participar do assalto a casa de um desembargador. Ele fugia nos centros de internação. É muito conhecido pelas fugas. Daí, na maior idade, ele começa a assaltar carros e ser escalado no mundo do crime”, disse o delegado.

Após ser preso, Kaio conhece Gelson Carnaúba, um líder de facção criminosa do Amazonas. “Ele disse que tinha muita admiração pelo Gelson e queria ser um chefão do crime, então passa a ser o braço direito dele’, afirmou.

Dentro do cárcere, Kaio e Gelson firmaram amizade e não demorou para Gelson confiar ao novo “pupilo” futuras missões.

“Sua primeira missão seria tirar todos os traficantes do Igarapé do 40. Ai o Kaio começa a organizar equipes com vários pistoleiros e começa a exterminar os soldados do Frankzinho do 40”, disse o delegado.
Ataques

De acordo com o delegado, Kaio planejava exterminar todos os pistoleiros que compuseram sua equipe e que agora tinham se associado a outros traficantes. O objetivo era recuperar de vez o domínio da área do Igarapé do 40.

Segundo a polícia, um ataque foi programado para ocorrer dia 15 de julho, por volta das 6h.
“Seria coisa de filme. Ele queria que entrasse para a história. Ele iria matar todas as pessoas que trabalhavam com ele no ‘Igarapé do 40’ e passaram a trabalhar para outra facção que passou a dominar lá.

E quem estivesse na casa também. Não era para deixar nenhuma testemunha”, disse Juan Valério.
A ordem era executar de 6 a 8 pessoas e quem estivesse nas residências com elas. “Ele passa detalhes dos ataques. Fala da questão logística, de pessoal. Ele fala que seria uma chacina que ia entrar para a história”, disse o delegado.

Via G1 Amazonas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte