O eleitor amazonense está insatisfeito com a política? Entenda porque 849 mil pessoas votaram em branco, nulo ou não votaram


Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 569.501 mil eleitores se abstiveram na eleição suplementar para o governo do Estado

O resultado do primeiro turno da Eleição Suplementar, realizada no domingo (6), expôs a insatisfação do eleitor amazonense com a política.

Dos 2,3 milhões de pessoas aptas a votar no Estado, 849.528 votaram em branco, nulo ou simplesmente nem se preocuparam em exercer o direito de votar.

 Isso representa 36% do eleitorado total do Amazonas e foi quase o mesmo percentual alcançado pelo primeiro colocado nas urnas, o candidato Amazonino Mendes (PDT), que teve 38,77% dos votos válidos.

Mas o que explica essa aversão ao voto? Segundo o cientista político Hilso Ribeiro, essa insatisfação é oriunda de vários motivos:

“Os candidatos distanciam-se cada vez mais do eleitor. Os discursos não são claros, há infidelidade em relação às parcerias e coligações, causando descrédito e imensa confusão na cabeça do votante”.

Ribeiro estima um número ainda maior de votos nulos, brancos e abstenções no segundo turno, a ser realizado no dia 27 de agosto. “Estou prevendo um recorde desses votos no próximo turno. Acredito que vamos ter uma abstenção recorde”.

Essa aversão política contagiou a secretária jurídica Denise Queiroz, que na eleição de domingo anulou o voto. “Eu não fiquei satisfeita com as opções e não quis ser o motivo de mais uma gestão frustrada”, justificou.

Esse desencanto pela democracia representativa não é exclusividade do Amazonas. Em 2014, nas eleições para o governo do Rio de Janeiro, os votos brancos, nulos e abstenções somaram mais que total de votos obtidos pelo candidato eleito Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Aqui no Amazonas, no domingo passado, os candidatos Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB) – que vão para o segundo turno – somaram 924.951 votos válidos. Ou seja, 75 mil a mais que número de brancos, nulos e abstenções. E se levarmos em consideração os 2.338.886 eleitores do Estado, fica nítido que ambos terão que se reinventar para tentar reverter esse quadro de descrédito com os políticos e a política no Estado. O prazo para eles é curto, acaba no próximo dia 27.

Entenda cada tipo de voto

Segundo o TSE, apesar de o voto no Brasil ser obrigatório, o eleitor, de acordo com a legislação vigente, é livre para escolher o seu candidato ou não escolher candidato algum. Ou seja: o cidadão é obrigado a comparecer ao local de votação, ou a justificar sua ausência, mas pode optar por votar em branco ou anular o seu voto.

Mas qual é a diferença entre o voto em branco, o voto nulo e os votos válidos?

De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Já o voto nulo é aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto, digitando um número incorreto, diferente do dos candidatos.

Por fim, os votos válidos são os votos nominais e os de legenda, para os cálculos eleitorais, desconsiderando os votos em branco e os nulos. Ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não são contados. Por isso, apesar do mito, mesmo quando mais da metade dos votos forem nulos, não é possível cancelar uma eleição.



EM TEMPO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte