MP fiscaliza atuação de órgãos e empresas envolvidas em naufrágio de rebocador

Objetivo também é analisar se houve crimes ou omissões que tenham contribuído para o acidente. Rebocador bateu com um navio; 9 ainda estão desaparecidos.


Após a colisão com o rebocador, navio da Mercosul ficou parado por alguns dias no rio Amazonas com uma das balsas da Bertolini presa na proa (Foto: Marcos Cantuario/Sentinela TV)
Após a colisão com o rebocador, navio da Mercosul ficou parado por alguns dias no rio Amazonas com uma das balsas da Bertolini presa na proa (Foto: Marcos Cantuario/Sentinela TV)

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) anunciaram na tarde de quinta-feira (17), que estão atuando em conjunto para investigar eventuais crimes ou omissões que possam ter contribuído para um naufrágio de um rebocador ocorrido no dia 2 de agosto, no rio Amazonas, próximo ao município de Óbidos, no oeste do Pará.

A procuradora do MPF, Michele Corbi, explicou por meio de assessoria que, nesse primeiro momento, MPF é um agente fiscalizador. A princípio, quem deve agir são os órgãos. Porém, se no decorrer do processo houver uma denúncia no sentido de omissão, provas de iniciativas fraudulosas, ou não atendimento a legislação por alguma das partes, o MPF agirá. Até que não haja algo nesse sentido, o papel é de acompanhamento somente.

A ação também objetiva acompanhar a atuação dos órgãos públicos responsáveis pela segurança do transporte fluvial na região e de verificar a apresentação, pelas empresas responsáveis, do plano de salvatagem (reflutuação) do rebocador afundado.
Integrantes do Ministério Público vêm participando de reuniões entre órgãos públicos, familiares dos desaparecidos e representantes das empresas proprietárias e seguradoras dos navios envolvidos no acidente.

A próxima reunião está marcada para quarta-feira (23), nas instalações da 4ª Regional da Defesa Civil do Baixo Amazonas (4ªRedec), na sede do Corpo de Bombeiros Militar em Santarém.

Via G1 Santarém
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte