Por que tantos terremotos ocorrem no México?

País está no Círculo de Fogo do Pacífico, grande área altamente suscetível a terremotos.

O México é um dos países que mais têm atividade sísmica no mundo. Seu território está no Círculo de Fogo do Pacífico. Essa grande área, que é altamente suscetível a terremotos, tem um formato de uma ferradura que liga a América e a Ásia.

O país enfrentou dois fortes tremores um no sul, na região de Chiapas, e outro mais próximo da Cidade do México na terça-feira (19), que já deixa um saldo de mais de 220 feridos.

   Terremotos no México (Foto: Editoria de Arte/G1)
Terremotos no México

Placas tectônicas

Para comprender o que provoca um terremoto é preciso saber que a superfície da Terra é feita de uma 'colcha de retalhos' de enormes placas rígidas (conhecidas como placas tectônicas), com espessura de 80 km, que flutuam devagar por cima do âmago quente e líquido do planeta.

As placas mudam de tamanho e posição ao longo do tempo, movendo-se entre um e dez centímetros por ano - velocidade equivalente ao crescimento das unhas humanas, de acordo com a BBC.

O fundo do oceano está sendo constantemente modificado, com a criação de novas crostas feitas da lava expelida do centro da Terra e que se solidifica no contato com a água fria. Assim, as placas tectônicas se movem, gerando intensa atividade geológica em suas extremidades.

O atrito entre essas placas provoca diariamente em território mexicano cerca de 40 tremores de baixa intensidade e, por isso, a maioria deles é praticamente imperceptível.

México

O México está sob influência de cinco desses blocos sólidos que sustentam os oceanos e continentes, também conhecidos como placas tecnônicas.

A maior parte do território nexicano está na placa norte-americana. A península da Baja California fica na placa do Pacífico. Já na costa se concentram as microplacas Rivera do Pacífico, Cocos e Caribe.

O epicentro do último tremor, de 7,1 de magnitude foi no continente, perto de Izucar de Matamoros, na região de Puebla, a cerca de 51 km de profundidade. Essa região está próxima de quatro das cinco placas que influenciam a região.

A cidade do México, fortemente atingida pelo último tremor, fica sobre um grande lago aterrado, o Lago Texcoco.

O abalo de terça-feira ocorreu exatamente 32 anos depois do grande terremoto mexicano de 19 de setembro de 1985, que matou pelo menos 10 mil pessoas. O epicentro desse tremor foi a cerca de 400 km do local desta semana.

A partir deste sismo, o México se preparou para esse tipo de evento, mas ainda tem construções que não estão adaptadas a tremores mais intensos. As estruturas de energia elétrica e de distribuição de gás não estão adaptadas para tremores de magnitude elevada.

G1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte