No Amazonas Professores protestam em frente à Prefeitura de Manaus para cobrar transparência no Fundeb

Cerca de 1 mil educadores participaram da manifestação realizada nesta sexta.

Protesto ocorreu em frente à Prefeitura de Manaus (Foto: Maritana Santos/Rede Amazônica)
Protesto ocorreu em frente à Prefeitura de Manaus (Foto: Maritana Santos/Rede Amazônica)

Professores da rede municipal de Manaus fizeram um protesto, nesta sexta-feira (22), para pedir mais transparência nos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de reajuste salarial.

 Eles também pedem a exoneração da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt. O G1 aguarda posicionamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com a Polícia Militar, aproximadamente 1 mil educadores participaram da manifestação em frente à Prefeitura Municipal de Manaus, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus.

O ato é coordenado pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado do Amazonas.

Com faixas e apitos, os professores fecharam um lado da Avenida Brasil, na Compensa. Os carros precisaram desviar pelas ruas adjacentes.

De acordo com o professor Bibiano Garcia, falta transparência da Prefeitura.

“O Fundeb é uma lei e aqui para o nosso Estado, aqui para município, foram depositados R$ 109 milhões. O que nós estamos questionando é que não há transparência.
                                  Imagem
 A Prefeitura não abre a caixa preta do Fundeb, nós não sabemos porque há tanto dinheiro, algo em torno de R$ 800 milhões só esse ano e nós continuamos sofrendo nas escolas. Merenda de péssima qualidade, falta de material didático, falta de fardamento, professores que não são valorizados salarialmente”, informou.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) informou que enviou agentes para controlar a passagem de veículos no local. O Instituto orienta que condutores evitem o local.
Com faixas e apitos, os professores fecharam um lado da Avenida Brasil, na Compensa (Foto: Maritana Santos/Rede Amazônica)
Com faixas e apitos, os professores fecharam um lado da Avenida Brasil, na Compensa (Foto: Maritana Santos/Rede Amazônica)

Com informações do G1 Amazonas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte