Brasil: 18% das casas usam a net do vizinho

Segundo o estudo, 54% das casas do Brasil já possuem acesso à internet: equivale a 36,7 milhões de residências. Em relação a 2015, houve avanço de acesso de três pontos percentuais


Conexão móvel cresce. A banda larga estagnou entre 2015 e 2016. Foto: Agenciabrasil.ebc.com.br

Uma a cada cinco casas conectadas do Brasil usa internet do vizinho, mostra a TIC Domicílios 2016, uma pesquisa que traz o raio X da internet brasileira.

E a partilha da conexão fixa sem fio está no centro desse fenômeno, afirmou o coordenador do estudo, Winston Oyadomari. “Quem compartilha faz isso majoritariamente pelo Wi-Fi”, diz. As informações são  do site G1.

Para 18% dos domicílios brasileiros, usar internet do vizinho é a forma de se manter conectado. Esse índice era de 13% em 2014. A disseminação da conexão compartilhada acompanha o avanço do Wi-Fi nas residências. Passou de 66% há três anos para 80% em 2016.

A maior presença de Wi-Fi nas casas, diz Oyadomari, é apenas um dos fatores responsáveis pela onda de internet dividida. O outro é o preço.

“Alguns domicílios racham a conta e roteiam a internet”, diz. E a generosidade? “Isso a gente nem pergunta”, brinca o pesquisador. “A gente não pergunta de que forma compartilha, se racha a conta ou se é ‘gatonet’. Nada disso. A gente só pergunta se a internet daquele domicílio é usada no vizinho.”

Só que um dos detalhes trazidos pela pesquisa é que o preço para contratar internet é o principal motivo para residências se manterem desconectadas. Assim, explica Oyadomari, é melhor dividir a mensalidade com o vizinho do que ficar offline.

A questão do preço é um impeditivo tão grande que o índice de casas que compartilham internet é maior onde as rendas são menores: 30% na área rural; 28% no Nordeste; 27% entre domicílios com renda de até 1 salário-mínimo; 27% nas casas das classes DE.

“A questão do preço é um fator limitante, tanto para a assinatura quanto para desembolso do uso da internet no telefone”, diz Oyadomari.

O curioso é que o uso do Wi-Fi não é tão disseminado entre as casas que se encontram nas condições acima. Enquanto 81% das residências urbanas possuem esse tipo de conexão, ela abrange 59% daquelas localizadas na zona rural. Entre os domicílios das classes DE, 51% têm Wi-Fi. Esse índice chega a 98% na classe A. “O fato de ter menos Wi-Fi não significa que elas vão compartilhar menos. Pelo contrário, é a escassez que promove o compartilhamento”, diz o pesquisador.

A TIC Domicílios 2016 foi feita pelo Cetic.br, órgão vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br). Foram entrevistados moradores de 23 mil domicílios em mais de 350 municípios de todo o Brasil, entre novembro de 2016 e junho de 2017.

Com informações do site D24am

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte