Nacionalismo e patriotada

Vêm à tona as diferenças entre um e outra, na qual o Brasil é recordista mundial. Vale lembrar três décadas esperançosas e Getúlio Vargas


Getúlio Vargas
 Nacionalista exemplar

Meu pai, Giannino, detestava o futebol e quando a seleção italiana ganhou seu segundo Mundial, em 1938 na França, ficou de péssimo humor dias a fio. “Essas vitórias só aproveitam ao fascismo, ainda bem que os franceses vaiaram a Azzurra”, tal seu estribilho. Ele era antifascista e os camisas negras acabariam por prendê-lo em 1944.

A família Carta chegou a São Paulo em agosto de 1946, meu irmão e eu fomos estudar no Colégio Dante Alighieri, que recuperara seu nome depois de ter sido chamado Visconde de São Leopoldo durante a Segunda Guerra Mundial, por ser a Itália inimiga do Brasil.

Aconselhou meu pai: “Tenha o cuidado de não se apresentar como nascido na terra de Dante, Michelangelo e Galileu, gigantes do pensamento humano, não estão à sombra de bandeira alguma, são vanguardeiros do mundo”.

Giannino era liberal à moda antiga, e isto bastava e sobrava para que o fascismo o considerasse subversivo. Excelente jornalista, levado à profissão, depois de se formar em Direito, pelo meu avô materno, Luigi Becherucci, ferozmente perseguido pelo fascismo.

Aprendi muito com meu pai e não somente em jornalismo. Ele era também professor de História da Arte e chegou a dar um curso na USP no final dos anos 40. Cortês, afável, cordial, discordávamos em política, mas o entendimento era perfeito em matéria de ética e estética, que, de resto, são a mesma coisa, segundo os gregos.

Meu pai tratou de me explicar a diferença entre nacionalismo e patriotada, e que aquele, praticado até as últimas consequências, recomenda condenar em perdão as pretensões nacionalistas da reação. Mussolini amparava seu nacional-socialismo na patriotada e de socialista nada tinha. Não excluo que o nosso Bolsonaro seja dessa estirpe.

O Brasil é campeão mundial da patriotada. O espetáculo que os estádios do mundo proporcionam é em geral patético, mas as arenas do futebol jamais se ornam com tantas bandeiras verde-amarelas como nos dias em que a Seleção adentra os gramados, e isso vale também para as praças de outros esportes.

Em lugar algum como no Brasil, o cidadão veste a camiseta dos times nacionais em quaisquer ocasiões, inclusive passeatas de propósitos políticos, enquanto não há oportunidades perdidas para cantar o hino de Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva.

Pergunto aos meus desencantados botões até que ponto esse pessoal de canarinho sabe dos interesses do País. Poucos, muito poucos, respondem, e acrescentam, álgidos: em compensação, a larga maioria está sempre preparada para a patriotada.

Não cabe referência às quadrilhas no poder, atuam em seu exclusivo proveito, e o Brasil que se moa. Não deixarão, os golpistas, de se dizer patriotas, como convém aos canalhas, e haverá quem acredite.

O Brasil já pôs em prática políticas nacionalistas a partir de Getúlio Vargas na sua primeira versão, quando criou Volta Redonda, deu origem à CLT e criou o salário mínimo. Eu teria preferido que não privasse tão intimamente com Filinto Müller e o general Góes Monteiro, mas ele encaminhava um projeto digno de um país industrializado.

Eleito democraticamente, prosseguiu pelo mesmo rumo e seu suicídio é uma confissão de impotência diante da implacável prepotência da casa-grande. Incapaz, entretanto, de impedir a eleição de JK.

Juscelino cometeu erros e acertos, de todo modo não traiu o País. Nacionalistas denodados houve no governo de João Goulart, que por sua ousadia pagou caro. E veio o golpe de 1964. De todo modo, por três décadas o Brasil viveu um momento amiúde difícil, porém esperançoso, à altura da contemporaneidade do mundo.

Tudo o mais nos conduz ao desastre dos dias de hoje. Ditadura por 21 anos, redemocratização de fancaria para se concretizar no entreguismo tucano, o parêntese alvissareiro do governo Lula, logo frustrado, enfim o impeachment de Dilma Rousseff e o Estado de Exceção de pura marca mafiosa. O nacionalismo de um tempo tornou-se cada vez mais uma quimera

cartacapital.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte