Menina de 5 anos é multada em R$ 600 por montar barraca de limonada

Caso aconteceu em Londres; após repercussão, penalidade foi retirada


A filha do professor universitário Andre Spicer foi multada por montar uma barraquinha de limonada - Andre Spicer

LONDRES — Para se divertir durante as férias de verão, a filha do professor universitário Andre Spicer, de apenas 5 anos, decidiu montar uma barraquinha para vender limonada perto de onde mora, em Mile End, Londres, durante um festival de música no fim de semana. A brincadeira durou pouco: autoridades do distrito Tower Hamlets multaram a menina em 150 libras, cerca de R$ 600, por manter atividade comercial sem licença.

— Eu fiquei chocado. Pensei que eles apenas diriam para a gente desmontar tudo e ir embora — contou Spicer, à BBC. — Minha filha se agarrou em mim gritando: “papai, papai, eu fiz algo errado!

O pai contou que a filha queria montar uma barraquinha para vender brinquedos ou roupas, mas decidiu pela limonada. “Era uma forma de entretenimento para um dia de verão”. Os dois montaram a barraquinha e começaram e vender a bebida para o público que estava a caminho do festival. Mas após uma hora e meia, os oficiais chegaram.

Para Spicer, faltou sensibilidade aos oficiais, pois, segundo ele, existe uma diferença entre uma barraquinha de limonada de uma criança e um vendedor de rua não licenciado.

— Ela só queria colocar um sorriso no rosto das pessoas — disse o pai. — Ela estava muito orgulhosa.

Articulista em jornais britânicos, o professor escreveu uma coluna no “Telegraph” contando a história, além de ter reclamado à administração do distrito de Tower Hamlets. Um porta-voz do distrito informou que a multa foi retirada e um pedido de desculpas foi emitido.

— Nós lamentamos muito que isso tenha acontecido. Nós esperamos que nossos oficiais demonstrem bom senso e usem seus poderes com sensibilidade. Isso claramente não aconteceu — afirmou o porta-voz. — A multa será cancelada imediatamente e nós contatamos o professor Spicer e sua filha para pedirmos desculpas.


O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte

'A perseguição nunca acabou', diz autor de livro sobre caçada nazista a gays