Novo exame para câncer de próstata promete reduzir nº de biópsias desnecessárias

Biópsia

Novo exame pode reduzir em até 30% o número de biópsias desnecessárias; boa parte dos procedimentos têm resultado negativo Foto: Reprodução/Pixabay

Um novo exame que começou a chegar nos laboratórios brasileiros nos últimos meses é capaz de avaliar com mais precisão o risco de um paciente ter câncer de próstata e pode reduzir em até 30% o número de biópsias desnecessárias. O exame tradicional para diagnosticar esse tipo de tumor detecta a quantidade de PSA no sangue, uma proteína produzida pela glândula próstata. Quando o câncer está presente, a próstata produz uma quantidade aumentada de PSA.

Porém, um exame positivo não significa que o paciente necessariamente tem o tumor, já que outras condições ou problemas de saúde podem também aumentar a concentração da proteína do sangue. Ou porque essas situações fazem a próstata produzir mais PSA ou porque estimulam a glândula a liberar maiores quantidades da proteína no sangue.

Duas condições de saúde que aumentam a concentração de PSA no sangue são a prostatite, uma inflamação na glândula, e a hiperplasia da próstata, que é um aumento no tamanho do órgão, problema que pode ter causado a obstrução urológica que acometeu o presidente Michel Temer na última quarta-feira e provocou sua internação. Curiosamente, outra situação que eleva o nível da proteína é andar de bicicleta, pois a pressão que o selim faz na área da glândula pode provocar uma prostatite crônica.

Por isso, quando o resultado é positivo, o médico deve excluir outras possíveis causas que justifiquem o aumento de PSA antes de indicar uma biópsia ao paciente, um procedimento invasivo, que requer sedação e diversas punções na uretra para retirada de amostras de tecido da próstata. E, ainda que raramente, pode resultar em complicações, como sangramentos e infecções. Boa parte das biópsias têm resultado negativo. Ou porque o paciente realmente não tem o tumor, ou porque o câncer pode estar em uma região da próstata da qual não foi retirada uma amostra.

Diferença entre exames
Em circulação pelo organismo, parte do PSA se liga a outras proteínas. O exame de sangue tradicional avalia a relação entre o PSA livre, que é aquele que não se ligou a nenhuma outra proteína, e a quantidade total de PSA.

O novo teste, chamado de exame de próstata phi ou índice de saúde da próstata (phi) acrescenta outro marcador: p2PSA, uma fração do PSA. Segundo o patologosta Adagmar Andriolo, chefe da disciplina de Medicina Laboratorial da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, o p2PSA é como se fosse um PSA “quebrado”. “Imagine que o PSA seja um colar de pérolas com dez contas, e o p2PSA fosse o mesmo colar, mas com oito contas, em vez de dez." O exame novo, assim como o tradicional, usa anticorpos que reagem especificamente a cada marcador.

Uma equação matemática calcula a relação entre os três marcadores para dar um resultado que pode indicar a presença tumor, sugerindo também um grau de periculosidade. “Quanto mais alto o índice, maior o risco de ser um câncer agressivo”, diz Andriolo. Segundo o patologista, o p2PSA é um marcador mais específico para a doença. Um exame que avalia o PSA livre e o PSA total tem um índice de acerto de cerca de 60%. Quando o p2PSA é adicionado ao teste, o índice passa a ser 90%. Ou seja, ele é um melhor “selecionador” daqueles pacientes que precisam se submeter a uma biópsia.

Porém, o exame da próstata phi não vai substituir o exame PSA tradicional, ao menos por enquanto. Ele serve mais como um complemento. “O padrão para avaliar a próstata continua sendo o exame de toque e o PSA”, afirma Flavio Trigo, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo. Esses são os exames que apresentam melhor custo-benefício para a população em geral. O médico faz uma analogia ao padrão de exames na saúde feminina. “Todas as mulheres precisam fazer papanicolau, mas só naquelas que apresentam resultados alterados é necessário fazer colposcopia, não precisa fazer na população inteira”, afirma.

Ou seja, para aqueles que apresentam um índice de PSA alto, o exame phi serve como mais uma etapa de triagem antes de encaminhar o paciente para a biópsia. Segundo Trigo, o teste também serve para acompanhar homens já diagnosticados com câncer, mas que ainda não apresentam necessidade de passar por um procedimento cirúrgico. Nesse caso, o phi serve como uma das ferramentas de “vigilância ativa”, que é o monitoramento do tumor. Se o teste indicar que a doença está se tornando mais agressiva, o médico pode solicitar outros exames, como ressonância, ou partir para um tratamento. O exame phi está disponível em alguns laboratórios brasileiros e custa cerca de R$ 700.

Fonte http://www.estadao.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte