No Amazonas Placa em bar de Manaus 'proíbe viadagem' e gera polêmica na internet

Placa indicando a proibição de "viadagem" faria alusão a gays. Dono do bar nega discurso homofóbico e ressalta 'zoeira' como temática do estabelecimento.

Placa exposta em uma das paredes do bar  (Foto: Patrick Marques/G1 AM)
Placa exposta em uma das paredes do bar (Foto: Patrick Marques/G1 AM)

Um suposto caso de homofobia em um bar na Zona Centro-Oeste de Manaus gera polêmica nas redes sociais nos últimos dias. Uma placa indicando a proibição de "viadagem" no local faria alusão a gays. 
As declarações do proprietário do estabelecimento ao responder as críticas também motivaram protestos na internet. Ao G1, a direção do bar justificou que o local tem como temática placas com "zoeiras" e memes da internet.

A placa fixada no estabelecimento e na rede social do bar "O Condado", situado no bairro Dom Pedro, é semelhante à sinalização vertical de trânsito. No entanto, a ilustração traz a imagem de um veado, seguido da frase que, segundo internautas, deixa claro o tom homofóbico. Após a publicação da placa em uma rede social, o caso repercutiu na internet.

Em publicações em redes sociais, usuários reprovaram a atitude do bar e compartilharam as imagens da placa com críticas. "Gerente do bar ultrapassando os limites de sem noção oficial", "esse é o pior estabelecimento nessa cidade", foram alguns dos comentários sobre o caso.

O proprietário do bar, Mauro Alves, nega o discurso homofóbico. "Nós temos várias placas em todas as paredes do bar. Existimos há sete meses e nossos clientes sabem e curtem como forma de zoeira os memes que imprimimos e colocamos na parede, sem maldade. Tenho familiares aqui que são homossexuais. Pessoas que nunca vieram aqui nos julgam, mas não conhecem como funcionamos aqui", disse o dono do bar ao comentar a repercussão da placa.

Bar fica localizado no bairro Dom Pedro (Foto: Patrick Marques/G1 AM)
Bar fica localizado no bairro Dom Pedro (Foto: Patrick Marques/G1 AM)

Apósos protestos na internet, o bar se manifestou em sua página oficial no Facebook. Pessoas que criticaram a placa foram chamadas de "intolerantes" e "burros".

"Eis que o povo que nunca pisou no bar acha do bar. Apenas por causa de umas placas zoeiras que todos nossos clientes adoram e se divertem. Se vc (sic) se ofende atoa (sic) realmente aqui não é o seu lugar. O povo LGBT mostrando realmente como são intolerantes e burros. Pois falar isso é acusar o lugar de algo sério sem nunca sequer vieram aqui (sic) ", dizia trecho da postagem.

Questionado sobre a publicação, Alves comentou que agiu de "cabeça quente" por ter se aborrecido com a repercussão negativa. "Eu falei coisas que não devia [na publicação]. O meu sangue estava alto e peço desculpas. Agora não peço desculpas a quem fez isso com a gente, pois não destratamos ninguém. Não somos homofóbicos e nunca vamos ser", disse ao G1.

Após as críticas, a página do bar no Facebook foi retirada do ar. Em nota, o Facebook informou que deixa claro que a rede social tem "Padrões de Comunidade que orientam em relação ao conteúdo de discurso de ódio na plataforma, além de uma política de denúncias onde conteúdos denunciados são analisados e, quando ferem os padrões, são removidos".

Via G1 Amazonas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte