No Amazonas Mais de 25 mil 'gatos' de energia são registrados em Manaus este ano

Foram 25.681 ligações clandestinas, de janeiro a agosto deste ano diz concessionária. Fazer ligações clandestinas é considerado crime.

Fiações irregulares apresentam risco  (Foto: Divulgação/Chico Batata)
Fiações irregulares apresentam risco (Foto: Divulgação/Chico Batata)

Em oito meses, a quantidade de ligações clandestinas de energia flagradas em Manaus subiu em cinco vezes se comparada ao número registrado em todo o ano de 2016. De janeiro a agosto deste ano, foram 25.681 ligações irregulares registradas pela concessionária Eletrobras Amazonas Energia. Fazer ligações clandestinas é considerado crime.
De acordo com dados levantados pela empresa, até agosto de 2016 foram flagradas 5.118 ligações clandestinas. Em todo o ano foram registradas 14.598 ocorrências.

A maior quantidade de "gatos" ocorrem em áreas de invasão, que são ocupadas de forma desordenada por populações de baixa renda, apontou a distribuidora de energia. Contudo, também é possível encontrar desvio de energia nas classes residenciais, comerciais e industriais de todas as zonas da capital.

Em agosto, seis flutuantes foram notificados após a Policia Civil identificar irregularidades no abastecimento de energia em Manaus. Segundo denúncias, ramais clandestinos e medidores de energia adulterados foram algumas das situações encontradas nos locais. A Policia Civil afirmou que instaurou inquéritos para apurar os delitos.

Os prejuízos das ligações clandestinas são diversos. Além de causar curtos-circuitos, desligamentos, oscilações de energia eles podem gerar riscos de acidentes, gerando transtorno a todos, à população e à Distribuidora.

A ligação clandestina de energia é considerada furto de energia pelo código penal e a pena prevista é de 1 a 4 anos de prisão, além de multa. O código penal especifica que “subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”.

O furto de energia vem sendo coibido pela Distribuidora. A empresa afirma que fiscalizações são realizadas diariamente em todo o Estado, bem como ações de recadastramento e substituição de medidores.

Via G1 Amazonas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte