Facebook começa testes de assinaturas pagas para sites de notícias

Iniciativa valoriza o conteúdo jornalístico de qualidade na plataforma.
Facebook quer valorizar conteúdo jornalístico na plataforma (Foto: Melissa Cruz/TecjTudo)
Facebook quer valorizar conteúdo jornalístico na plataforma (Foto: Melissa Cruz/TecjTudo)

Os testes vão começar inicialmente em parceria com um grupo de empresas parceiras nos Estados Unidos e na Europa.
Bild;
The Boston Globe;
The Economist, Hearst (The Houston Chronicle and The San Francisco Chronicle);
La Repubblica;
Le Parisien;
Spiegel;
The Telegraph;
tronc (The Baltimore Sun, The Los Angeles Times, e The San Diego Union-Tribune);
e The Washington Post.
Além disso, apenas leitores assinantes desses veículos que usam aparelhos com Android poderão participar dessa primeira fase. Neste primeiro momento, a rede social não conseguiu um acordo com a Apple.

O paywall é uma forma que os sites têm para conseguir alavancar as receitas e não depender exclusivamente da publicidade. Neste modelo, apenas os assinantes têm acesso a determinado tipo de conteúdo. Em alguns casos, o site oferece para os usuários não pagantes um número limitado de visitas. Após chegar a este limite, só é possível acessar as matérias pagando a assinatura mensal por valores bastante baixos.

O modelo do Facebook vai funcionar de duas formas. Na primeira, o usuário vai ter acesso a dez notícias de forma gratuita por mês antes de fazer a inscrição. Na outra, os editores vão escolher quais são as notícias com acesso liberado e quais apenas os assinantes podem acessar.

Facebook vai dar mais um passo para a monetização de conteúdo na plataforma. A rede social confirmou o início de testes de assinatura para páginas de sites de notícias.

Será aplicado o modelo paywall, que bloqueia o acesso a outras reportagens de forma gratuita. Para continuar lendo as matérias restritas pelo mecanismo e no formato Instant Article — direto no Facebook, sem abrir o site externo em um navegador — será preciso pagar uma taxa definida pelo jornal ou revista.

A iniciativa já tinha sido confirmada por Mark Zuckerberg em agosto e é um resultado do projeto Facebook para Jornalismo. A ideia é valorizar o trabalho jornalístico que é publicado em suas páginas, além de gerar receita para os veículos de comunicação e combater o "fake news".

Toda a transação para concluir assinatura será feita no site do veículo de comunicação  (Foto: (Foto: Divulgação/Facebook))
Toda a transação para concluir assinatura será feita no site do veículo de comunicação (Foto: (Foto: Divulgação/Facebook))

Todo processo de assinatura será gerenciado pelas empresas. Ao se deparar com o paywall, os usuários, se quiserem se inscrever, poderão clicar para concluir a assinatura direto no site do veículo de comunicação. Também haverá uma forma de autenticação no Instant Article para o assinante se identificar, fazer login e ter acesso aos links exclusivos.

Como Zuckerberg prometeu, toda a receita gerada ficará com as empresas. "Se as pessoas se inscreverem, após verem as notícias na rede social, todo o dinheiro irá para os autores, que trabalham duro para descobrir a verdade. O Facebook não ficará com uma parte", afirmou.

Em teoria, usuários do Brasil e de outros países que forem leitores do conteúdo desses veículos poderão testar o modelo paywall.
Impasse com a Apple

A receita gerada nesse processo será 100% direcionada às empresas de mídia quando o usuário consumir as notícias a partir de aparelhos com Android (ou, futuramente, pela Web). Entretanto, há um impasse entre o Facebook e a Apple.

Isso porque, segundo o Recode, a empresa recebe até 30% de todas as assinaturas vendidas dentro de aplicativos para iOS feitos por terceiros. Porém, o atual método de inscrição do Facebook não permite isso. Enquanto as duas empresas não entram em acordo, o modelo de assinatura vai funcionar apenas para celulares Android.

Via Facebook, TechCrunch e Recode

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte