TRE publica portaria e suspende cronograma de eleição para governo do AM

Supremo Tribunal Federal (STF) cancelou eleição direta para escolher novo governador do estado


Resultado de imagem para FOTO DA SEDE DO GOVERNO DO AMAZONAS


O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) publicou, nesta sexta-feira (30), a portaria que suspende o cronograma da eleição suplementar para governador do estado. O cancelamento do pleito ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidir que os recursos do ex-governador José Melo e do vice à época, Henrique Oliveira, sejam julgados antes da realização de uma nova eleição.

A liminar concedida por Lewandoski só pode ser derrubada pelo plenário do STF, o que não é comum de ocorrer. Além disso, o Supremo entra em recesso nesta sexta (30) e só retorna no início de agosto, período previsto para a realização do pleito. O TSE também entra em recesso, o que deve adiar a análise dos recursos de Melo e Oliveira.
A partir da portaria, todas as atividades que já estavam em curso para a realização da eleição, nos dias 6 e 27 de agosto - 1º e 2º turno, respectivamente - estão suspensas. 
Segundo o diretor do TRE-AM, Messias Andrade, o desperdício de dinheiro gasto nas operações supera R$ 5 milhões.
"Tenho que fazer voltar todos os servidores que estão nos municípios. Trabalhamos muito e tudo foi jogado fora", comentou Andrade.
Entenda o caso
No início de maio, quando o TSE acompanhou a decisão do TRE-AM, que cassou os mandatos dos governador e vice do Amazonas, o Tribunal Superior determinou, além do afastamento de José Melo e Henrique Oliveira, a realização de novas eleições para o governo.
Os dois são acusados de compra de votos das eleições 2014 e foram afastados.
 A defesa de Oliveira questionou no Supremo e conseguiu suspender o pleito, que já tinha data marcada.
A decisão não conduz Melo e Oliveira de volta aos cargos na chefia estadual. O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), David Almeida, permanece do cargo.

G1 Amazonas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte

'A perseguição nunca acabou', diz autor de livro sobre caçada nazista a gays