Recurso de R$ 3 milhões destinado aos bois de Parintins é bloqueado a pedido do Ministério do Trabalho


O dinheiro é utilizado pelos bois para pagar os custos com a festa e com os funcionários – foto: divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) solicitou o bloqueio dos recursos destinados aos bois de Parintins (situado a 368 km de Manaus). Os R$ 1,5 milhão dados pelo Governo no Amazonas para cada bumbá foram retidos, na noite de terça-feira (27), na Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz).

O EM TEMPO teve acesso ao documento que confirma o bloqueio do dinheiro destinado ao Festival Folclórico de Parintins dois dias antes do início do evento. A iniciativa do MPT é utilizar 40% do dinheiro para o pagamento de funcionários das duas agremiações.


Documentos comprovam o bloqueio da verba – Tadeu de Souza

O deputado Sabá Reis (PR), líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que é parintinense, tentou liberar o recurso levando em consideração o prazo que os bumbás têm para fechar as contabilidades e efetuar os pagamentos em atraso. O objetivo é fazer com que os bois possam ir à arena do Bumbódromo, neste fim de semana, sem risco ao festival.

Porém, mesmo com o dinheiro bloqueado, os bumbás precisam recorrer da decisão do MPT. Assim, o secretário de Cultura, Robério Braga, poderá permitir a liberação da verba.

“Se os bumbás conseguirem essa decisão, o secretário já se comprometeu em libera o recurso na hora. Ele me deu a sua palavra”, disse o parlamentar.Até a publicação desta matéria, a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) não havia recebido nenhuma decisão judicial.

Tadeu de Souza

EM TEMPO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte

'A perseguição nunca acabou', diz autor de livro sobre caçada nazista a gays