Suprema Corte dos EUA legaliza casamento gay em todo país; veja reações.

A legalização encerra batalha legal que acontecia há 10 anos. Anteriormente, 37 dos 50 Estados americanos já haviam concedido o direito aos homossexuais.A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu por cinco votos a quatro que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é um direito constitucional em todo o país.Como demonstram alguns autores desta petição, o casamento representa um amor que perdura até mesmo depois da morte", disse o juiz Anthony Kennedy ao publicar a decisão.

"Seria errado interpretar que estes homens e mulheres desrespeitam a noção de casamento. Eles afirmam que o respeitam tanto que querem a satisfação trazida por ele em suas vidas. Sua esperança é não serem condenados a viver na solidão, excluídos de uma das mais antigas instituições de nossa civilização."
Este entendimento dá fim a uma década de batalhas legais em prol deste direito, que já era concedido em 37 Estados e na capital, Washington. E as leis de 14 estados que o proibiam serão inválidas a partir de agora.
"Os americanos deveriam estar orgulhosos", disse o presidente dos EUA, Barack Obama, em um discurso na Casa Branca. Segundo ele, pequenos atos corajosos "fizeram o país compreender lentamente que amor é amor".
A decisão foi muito celebrada do lado de fora da Suprema Corte por cidadãos que passaram a noite acampados até seu anúncio na manhã desta sexta-feira.
Também gerou uma grande repercussão entre autoridades e celebridades americanas e nas redes sociais, onde a hashtag #LoveWins (o amor vence, em inglês) esteve entre os assuntos mais comentados no Twitter em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Fonte : BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte

'A perseguição nunca acabou', diz autor de livro sobre caçada nazista a gays