Moradores fazem coleta para comprar remédios para posto de saúde no PA.

Segundo eles, unidade está sem medicamentos.
Situação ocorreu na vila de Alter do Chão, em Santarém.

Com a  intenção de amenizar os problemas no posto de saúde, moradores da vila balneária de Alter do Chão, que fica distante cerca de 37 km de Santarém, no oeste do Pará, realizaram uma ação para arrecadar dinheiro para comprar medicamentos para a unidade. Segundo eles, a falta de remédios no local é frequente.
Segundo o presidente do Conselho Comunitário, Carlos Santos, após a iniciativa, a comunidade conseguiu comprar R$ 500 em medicamentos. Além da quantia em dinheiro, os moradores conseguiram outras doações em bairros de Santarém, como materiais de limpeza, panos de chão. Os remédios que estavam em falta foram entregues na sexta-feira (19) ao posto da vila.
O aposentado Antônio Ramos, de 78 anos, é hipertenso e precisa tomar medicamentos três vezes ao dia. Ele conta que para conseguir remédios, ele precisa gastar parte da aposentadoria. “No posto não tem remédio, tudo está faltando, é muito difícil aqui e quando vamos procurar  medicamento para tosse, para a gripe, não há. Se a gente tiver para comprar, sobrevive, senão tivermos, temos que correr para o hospital, e na maioria das vezes não encontramos”, relata.
O comerciante Doriney Lobato foi submetido a uma cirurgia recentemente para a retirada de um cisto. Após a cirurgia, ele precisou ir até a unidade de saúde em busca de medicamentos, mas foi informado que não havia medicamentos no local. “A situação da falta de remédios acontece com frequência na vila e causa transtornos aos moradores. São medicamentos simples e deveriam ter toda hora a disposição de todos”, ressalta.
Nota Semsa
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou em nota que o município ainda enfrenta a restrição de repasses financeiros do governo federal, o que compromete os serviços de saúde. De acordo com a nota, isso está ocorrendo em todo o país, mas a prefeitura trabalha para normalizar o abastecimento de remédios nas unidades públicas.

Do G1 Santarém, com informações de TV Tapajós.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte