MPF denuncia 29 pessoas por envolvimento em corrupção no Amazonas.



O Ministério Público Federal no Amazonas  denunciou à Justiça 29 pessoas, em seis ações penais, por envolvimento em esquema de corrupção e falsificação de documentos públicos na Capitania dos Portos em Manaus.  

As provas colhidas durante a investigação constataram a existência de conluio entre despachantes e militares, além da organização de núcleos criminosos independentes, em esquema que envolvia desde a falsificação de Cadernetas de Inscrição e Registro (CIRs) e de Carteiras de Habilitação de Amador (CHAs), passando pela corrupção de militares da capitania, até chegar em crimes acessórios como porte ilegal de arma de fogo e falsificação de comprovantes de escolaridade.

Os réus – alguns aparecem em mais de uma denúncia, por terem participado de vários núcleos da organização criminosa – são acusados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, falsificação de documento público, estelionato, crime contra as relações de consumo, atentado contra a segurança de transporte fluvial, organização criminosa e tráfico de influência, conforme suas participações individuais no esquema de corrupção.

A Caderneta de Inscrição e Registro é o documento público, expedido pela Capitania dos Portos, que comprova o ingresso do cidadão brasileiro em um dos grupos de aquaviários, pessoas habilitadas profissionalmente para operar embarcações. Já a Carteira de Habilitação de Amador (CHA) é um documento oficial e de porte obrigatório para todo condutor de embarcações. Os documentos dos condutores e das embarcações eram os principais alvos das falsificações promovidas pelo grupo, que chegava a cobrar R$ 1,2 mil por documento falsificado.

As ações penais tramitam na 2ª Vara Federal do Amazonas, sob os números 7699-55.2015.4.01.3200, 7715-09.2015.4.01.3200, 7698-70.2015.4.01.3200, 7701-25.2015.4.01.3200, 7700-40.2015.4.01.3200 e 7714-24.2015.4.01.3200.

Corrupção – Um dos núcleos da organização criminosa era especializado em corrupção de militares para agilizar trâmites na Marinha e fazer “vista grossa” para irregularidades nas embarcações de clientes. Em diversas situações flagradas pelas escutas telefônicas ao longo da investigação, despachantes negociavam com militares a liberação de embarcações com documentação irregular, informando até as datas em que não havia militar participante do esquema para liberar a embarcação.

Nas denúncias, o MPF ressalta que a região amazônica tem por peculiaridade a vasta capilarização fluvial, o que torna a navegação o principal meio de transporte da população e de cargas entre os municípios mais distantes e isolados. “De acordo com dados da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, nos anos 2010, 2011 e 2012, foram registradas 231 ocorrências envolvendo embarcações, sendo 61 casos de morte”, cita trecho das ações penais, reforçando a tese de que a ação do grupo criminoso colocou em risco a segurança do transporte fluvial, ao garantir a habilitação de pessoas sem o devido grau de instrução e treinamento para navegação.

Com informações do Portal do Holanda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte