10 aplicativos gratuitos para crianças.

Jogos com cores, músicas e que incentivam o raciocínio lógico educam os pequenos, além de divertir; saiba como escolher.

“A primeira coisa que um aplicativo para crianças deve ter é um desenho bonito, colorido e chamativo para atrair a atenção”, afirma a pedagoga, diretora do colégio Itatiaia, Carmen Adriana Carloto Hefler, que também destaca a importância dos sons e da musicalidade em geral nos joguinhos infantis. 

Mas não é só a atração que importa: jogos educativos que desenvolvem o raciocínio lógico, a oralidade e até a interpretação de texto e aprendizado de uma segunda língua para crianças maiores são os mais recomendados pela pedagoga.
“Também tem que ter coisas que remetam à infância: brincadeiras de quebra-cabeça ou ligue-pontos, por exemplo”, diz Carmen.
Outra opção para entreter são os aplicativos em que a criança deve cuidar de um bichinho virtual. “Tem um lado educativo interessante. Para crianças que não querem comer, ou querem comer a qualquer hora, mostra que existe um horário certo”, conta Carmem
Até jogos de competição podem ser saudáveis, mas com um direcionamento correto e o acompanhamento de um adulto. Além da supervisão, os pais também devem sempre verificar se o jogo está adequado para faixa etária do filho e estabelecer um limite de tempo que a criança possa utilizar os aparelhos eletrônicos.
Segundo Carmem, os jogos que devem ser descartados são os de luta, com armas ou violência em geral e que estimulem qualquer tipo de preconceito.
10 aplicativos gratuitos para as crianças:
Meu Malvado Favorito: Minion RushNest jogo, os famosos minions correm por cenários coletando bananas e moedas. Além disso o personagem precisa desviar dos obstáculos que encontra pelo caminho.
Clique e baixe as versões para Android e iOS
Turma da Galinha Pintadinha
A Galinha Pintadinha é sensação entre as crianças pequenas há alguns anos. Este aplicativo tem músicas, clipes e karaokê, além de jogos de quebra-cabeça e ilustrações para colorir.
Clique e baixe as versões para Android e iOS
Patati Patatá
No aplicativo dessa dupla de palhaços é possível baixar vídeos de canções da dupla. Existe também um estúdio de fotos no aplicativo, onde a criança pode colocar a imagem de seu rosto no corpo dos palhaços.
Clique e baixe as versões para Android e iOS
MPBaby
O aplicativo possui músicas calmas para relaxar as crianças menores. É recomendado para bebês de até três anos.
Clique e baixe as versões para Android e iOS
My Boo
Nesse aplicativo, a criança deverá cuidar de um bichinho virtual chamado Boo. Além de manter os níveis de saúde, limpeza e diversão do pequeno ser, é possível vesti-lo com roupas e acessórios diversos.
Clique e baixe as versões para Android e iOS 
Brincando com Palavras
Neste jogo, letras surgem no topo da tela e a criança deve escolher entre as que formam uma certa palavra. Enquanto brinca, ainda escuta uma música da dupla Palavra Cantada.
Clique e baixe as versões para Android e iOS 
Arqueólogo - Jurassic Life
Voltado para crianças de três a nove anos, o objetivo desse aplicativo é encontrar ossos de dinossauros escondidos, escavar e remontar o esqueleto dos animais extintos. Além disso, o jogo também conta com quebra-cabeças e desenhos para colorir.
Clique e baixe as versões para Android e iOS
Drawing Desk
Um aplicativo em que as crianças podem desenhar carimbar e pintar usando as mais variadas cores e tipos de “pincéis”. Os pequenos podem ouvir música enquanto brincam, além de ter a opção de customizar fotos.
Clique e baixe as versões para Android e iOS
Where is my water? 2
É um jogo que estimula o raciocínio lógico, voltado para crianças com mais de oito anos. O objetivo é fazer a água chegar ao chuveiro e dar banho no jacaré do jogo, para isso é preciso fazer diversos movimentos.
Clique e baixe as versões para Android e iOS
Sons de Animais
O aplicativo tem as fotos e nomes em inglês de mais de 100 animais. Ao tocar na foto de cada um deles, o som do animal é tocado.
Clique e baixe as versões para Android e iOS

Por Fernanda Maranha - iG São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte