MPE processa prefeita e vereadores por improbidade e nepotismo, no PA.

Prefeita teria cometido improbidade administrativa e vereadores nepotismo.
Objetivo da ação do Ministério Público é responsabilizar agentes públicos.

A prefeita de Itaituba, no sudoeste do Pará, e outros três vereadores do município, foram processados pelo Ministério Público do Estado (MPE) por improbidade administrativa e nepotismo, respectivamente. A ação do órgão tem o objetivo de responsabilizar os agentes públicos pelos crimes. O G1 tentou contato com a prefeitura, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto.
De acordo com o promotor de Justiça de Itaituba, Nadilson Portilho Gomes, "a prefeita, a fim de arregimentar os vereadores em questão, negociou cargos com os mesmos, nomeando parentes deles à pedido dos edis, numa relação descabida para que tem o dever de fiscalizar a primeira. Isso, sem contar que todos esses agentes, como agentes públicos, devem obediência aos princípios que regem a administração pública".
Ainda segundo o promotor, a prefeita cometeu o crime chamado de nepotismo cruzado, ao nomear e autorizar a permanência, para cargos comissionado, terceiros com relação de parentesco consanguíneo, em linha reta, e por afinidade, com vereadores da citada Câmara Municipal. A ação busca a responsabilização dos agentes, especialmente diante da negativa de informações à Câmara Municipal e ao Ministério Público do Estado do Pará, o que está impedindo a fiscalização dos gastos públicos no município de Itaituba.
Investigação
O Ministério Público Estadual, através da promotoria de Justiça de Itaituba, comprovou práticas de nepotismo após investigações. O crime ocorria com a nomeação de pessoas, por indicação de parente e afins, para o exercício de cargos comissionados e de função gratificada. Visto que a prefeita não encaminhou a relação de funcionários para a Câmara, nem para o MPE, a ação ministerial que teve que contar com outros meios para obtenção da prova e, assim, não teve acesso a todos os parentes empregados pela prefeita e vereadores.

Fonte  : O Liberal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte