Santarém 354 anos – conheça a história da cidade em 10 fotos.

O município de Santarém, oeste do Pará, completa 354 anos no dia 22 de junho de 2015. Para contar parte da história da cidade, o G1 Santarém reuniu 10 fotos que mostram alguns lugares e objetos que remetem ou lembram a cidade. Para a descrição das imagens, o G1 entrevistou a historiadora Terezinha Amorim.
 1. Muiraquitã - Amuleto doado pelas índias aos esposos que iam para as guerras, com a finalidade de que eles obtivessem sucesso na atividade. Outra função atribuída ao objeto diz que ele era um tipo de distintivo usado nas tribos tupaius. Quanto mais elevado fosse o grau do membro da sociedade, era o tipo de muiraquitã que usava. Isso justifica os diferentes tamanhos e formas que o amuleto apresenta. Uma terceira explicação diz que o muiraquitã era dado como dote para as índias que iriam se casar. (Foto: Karla Lima/G1).

 2. Cerâmica - Formada por vasos (de gargalo, de cariátides e utilitários); muiraquitã; cachimbos e estatuetas, a cerâmica conta a história de Santarém. O que atualmente se sabe dos antepassados dos santarenos é registrado na cerâmica e tem valor e importância incontestáveis, sendo o maior legado deixado pelos índios tupaius. A cerâmica santarena é conhecida mundialmente. (Foto: Karla Lima/G1).
 3. Imagem de Nossa Senhora da Conceição - Estátua de roca, estilo espanhol, vestida com tecidos e cabelos provenientes de doações, é utilizada desde o século 19 e acompanhada pelos fiéis santarenos no Círio da Conceição. Durante um processo de restauração para chegar as características originais foi descoberto que a imagem não tinha olhos azuis como todos pensavam, mas sim negros. A imagem é um dos maiores símbolos de adoração dos católicos santarenos.(Foto: Andressa Azevedo/G1)
 4. Igreja Matriz – Mesmo com muitas modificações arquitetônicas ao longo dos anos, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Matriz, é um dos prédios mais antigos da cidade. A construção da nova matriz começou em 1761. Além de ter um valor arquitetônico e histórico para a cidade, o interior do prédio é rico em arte sacra. (Foto: Karla Lima/G1)

mas informações em G1 Santarèm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte