Mais de 50 mil fazem provas do Encceja no Pará

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado neste domingo em 31 municípios paraenses.

Provas do Encceja são realizadas neste domingo (19), em 31 cidades do Pará. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Provas do Encceja são realizadas neste domingo (19), em 31 cidades do Pará. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado em 31 municípios o Pará, neste domingo (19).

Foram registradas mais de 56 mil inscrições no Estado. Aproximadamente 10 mil estudantes visam concluir o ensino fundamental e cerca de 46 mil farão a prova que certifica o ensino médio. Provas começaram a ser aplicadas desde a manhã e só encerram no fim da tarde.

O exame é realizado em todos os estados do Brasil. No Pará, a avaliação será aplicada em quase 100 escolas de 31 municípios, com o objetivo de certificar pessoas que não concluíram os estudos na idade certa.

Certificação

O exame é um conjunto de quatro provas realizadas em um único dia. Para ser aprovado, o candidato precisa obter 100 pontos por área de conhecimento. Na redação, a nota é de 0 a 10, e a média necessária para aprovação é 5.

Segundo Simone do Socorro Brochado Palheta, interlocutora do Encceja no Pará, o diferencial desta avaliação em relação ao Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), que certificava o mesmo público até 2016, é que no Encceja as questões são mais acessíveis, com uma abordagem sobre o cotidiano e a vivência do candidato.

 “O interesse da avaliação é certificar aqueles que não concluíram seus estudos em tempo hábil, mas que detêm aprendizado e conhecimento adquirido ao longo da vida”, disse.

Via G1 Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte