Entidades questionam a eficácia do fio dental

                    

A prendemos da infância que, para ter uma higiene bucal completa, é preciso escovar os dentes ao menos três vezes por dia, limpar a língua e usar fio dental. Esta é uma rotina que seguimos sem questionamento. Mas, você já se perguntou se ela é correta?

Desde o ano passado, entidades ao redor do mundo lançaram uma dúvida sobre o real uso do fio dental. O debate começou no ano passado, quando o governo americano publicou o DietaryGuidelines 2016 (guia de bons hábitos desenvolvido pelo Ministério da Agricultura junto com o Ministério da Saúde dos Estados Unidos a cada cinco anos), retirou sem aviso prévio a recomendação de usar o fio dental.

Para uma reportagem publicada a seguir pela Agência AssociatedPress, o governo reconheceu que a eficácia do uso de fio dental nunca foi investigada conforme necessário.

Mas a declaração foi logo contestada por dentistas ao redor do mundo. De acordo com a Dra. Luciana Scaff Vianna, Secretária da Câmara Técnica de Periodontia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o uso de fio dental é inquestionável porque é uma ferramenta que, como a escova dental, remove a placa depositada entre os dentes. A diferença é que ele alcança os locais onde a escova não chega.

"O guia de Nutrição dos EUA suprimiu a parte que tratava disso apenas por não ter responsabilidade pela parte odontológica e não ter informações atualizadas. Por terem suprimido a informação sobre o uso do fio dental, criou-se uma polêmica a respeito e uma profissional questionou o uso baseado nesse guia, sugerindo o uso de colutórios (que não chegam no sulco gengival) ou escovas interdentais (que não entram em espaços interdentais normais)", explica a especialista.

Além disso, segundo a Dra. Luciana, é possível que fabricantes de escovas interdentais e ou de colutórios tenham se aproveitado da polêmica dizendo que não havia trabalhos que justificassem o uso de fio dental para aumentar a venda de seus produtos.

Independentemente da controvérsia ou das recomendações governamentais, a higiene interdental é necessária como um complemento à escovação regular e o uso do fio dental, quando empregado corretamente, traz numerosos benefícios para a saúde bucal. Numerosos estudos científicos já provaram isso. Se você tiver dúvidas sobre a melhor maneira de usar fio dental, fale com o seu dentista.

“A posição de órgãos de classe no Brasil, como CRO, ABO, CFO, APCD são favoráveis ao uso de fio de forma indiscutível”, resume a especialista.

Fonte: FF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte