Candidato 'surta' e foge da sala com prova do Enem nas mãos antes do horário permitido, diz Inep

Segundo órgão, jovem queria que aplicadores explicassem uma das questões, em Senador Canedo; Instituto disse que ele foi levado para a coordenação, depois saiu correndo com o caderno.

Capa do caderno de provas do primeiro dia do Enem 2017 (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)
Capa do caderno de provas do primeiro dia do Enem 2017 (Foto: Ana Carolina Moreno/G1)

Um candidato que participava do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fugiu com o caderno de provas, no domingo (5), antes do horário permitido, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o jovem “surtou” depois de pedir aos aplicadores explicação para uma das questões.

Conforme nota enviada pelo Inep ao G1, o fato ocorreu por volta de 17h05, mais de uma hora antes do horário em que era permitido sair da sala de aplicação com o caderno de provas - 18h30. O órgão afirmou que o caso configura um “descumprimento das regras do edital” e não caracteriza vazamento.

“O candidato surtou por conta de uma questão, queria que os aplicadores explicassem o quesito. Ao ser levado para a coordenação, insistiu na explicação. No momento que foi informado que seria eliminado, fugiu com a prova e com o cartão resposta”, diz o comunicado.

O G1 entrou em contato por email, ainda no domingo, com Inep, para saber quais são as consequências do fato para o candidato e para os demais concorrentes, e aguarda um posicionamento do órgão.

As provas começaram pontualmente às 13h30, meia hora após o fechamento dos portões, às 13h. A aplicação do exame foi até as 19h, por conta da redação. Segundo o Inep, mais de 150 mil goianos fizeram as provas de domingo. O número representa 68,7% do total de inscrições no estado, de quase 220 mil pessoas.

Os candidatos que fizeram o exame em Goiânia afirmaram que a maior dificuldade das provas foram os longos enunciados das questões. No entanto, a maioria dos ouvidos pelo G1 elogiou o tema da redação, "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil".

A pedagoga Valéria Assunção, de 32 anos, disse que achou a prova longa e com enunciados muito grandes. Sobre a redação, ela disse que ficou surpresa e esperava outro assunto, mas aprovou o tema escolhido.

"A prova de português é muito cansativa, cada pergunta tem um texto de quatro parágrafos para ler, então chega uma hora que você está até zonzo já. Sobre a redação, foi uma surpresa, esperava algo sobre homofobia, mas foi um bom tema", opinou.

Debaixo de chuva

Apesar da chuva que caiu durante a manhã e início da tarde na Grande Goiânia, o movimento de estudantes foi tranquilo nos locais de provas da capital. O tempo não foi um obstáculo para a maioria dos estudantes, que compareceram e realizaram o Enem. No entanto, houve registro de candidatos atrasados.

 Entre eles está o estudante Reinaldo Rodrigues de Araújo, de 23 anos.
Ele chegou atrasado ao prédio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia, e não conseguiu entrar para fazer as provas do primeiro dia Enem 2017. Reinaldo contou que se confundiu com o horário e também teve um pneu de sua moto furado no caminho. Por isso, não conseguiu chegar a tempo.

"Achei que era até às 13h30 [o fechamento dos portões], mas não li direito [o edital] e não vi que o portão fechava antes. Me sinto triste, é muito ruim confundir o horário e perder a prova. Eu já faço arquitetura e ia tentar o Enem porque queria uma bolsa na faculdade", disse ao G1.

Via G1 Goiás


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte