Entenda a necessidade de se distinguir feminicídio de homicídio

Com ajuda de defensora pública, O GLOBO responde críticas ao termo


Raphaella Noviski foi morta com mais de dez tiros no rosto - Reprodução / Facebook

"O termo feminicídio foi a coisa mais idiota que já inventaram, o correto é homicídio doloso". "Crime é crime, não existem diferenças! Vale pra todos, homens, mulheres, gays, ets, etc". "Pra que inventam feminicídio se o ato de matar alguém independente do sexo já se caracteriza como um homicídio?".

Após cada matéria publicada pela imprensa com a palavra "feminicídio", a reação de parte dos leitores nas redes sociais é a mesma. Não discutem o crime em questão, mas, sim, o uso desse termo para distinguir o assassinato. Muita gente é contra. Alguns acham que a palavra foi "inventada" pela turma do politicamente correto e não tem respaldo de lei. Outros não veem mesmo sentido na Lei 13.104, de 2015, que criou a tipificação, aumentando a pena para os autores desses crimes.

Quando sites do país todo noticiaram o assassinato de Raphaella Novinski, de 16 anos, nesta segunda-feira, a história se repetiu. A adolescente foi morta dentro da sua escola, em Goiás, por um cara de 19 anos que acabou com a vida da menina porque ela não quis ficar com ele. Pois bastou O GLOBO publicar um texto intitulado "Jovem que matou estudante de 16 anos será indiciado por feminicídio" para os críticos do termo tomarem conta dos comentários sob o post no Facebook.

Para esclarecer tanto a existência quanto a necessidade dessa lei, procuramos a defensora pública Arlanza Rebello, coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). Com a ajuda dela e de dados reunidos em pesquisas sobre o tema, iluminamos, abaixo, algumas questões levantadas por opositores da lei do feminicídio.

As pessoas agora acham bonito falar feminicídio quando uma mulher é assassinada.

Não se trata de um termo politicamente correto inventado por feministas e usado só informalmente. A palavra apareceu no século XIX, mas seu significado atual ganhou força nos anos 70, incensado por autoras ativistas como a sul-africana Diana Russel. Com o tempo, diferentes países incorporaram o termo a suas legislações, como México, Colômbia e Guatemala. No Brasil, a tipificação foi incluída no artigo 121 do Código Penal em 2015. Justamente para diferenciar o assassinato de uma mulher cometido por razões ligadas ao gênero feminino.

Quase metade dos assassinatos de mulheres no Rio é feminicídio

Feminicídio é apenas uma nova forma de designar o homicídio doloso de uma mulher.

Errado. É o assassinato de uma mulher motivado por sua condição de mulher. Nem todo assassinato de mulher pode ser definido como feminicídio. Se ela for morta por um bandido num assalto, o crime deve ser definido como latrocínio. Mas, se ela for morta pelo ex-parceiro que não aceita o fim do relacionamento, por exemplo, trata-se de feminicídio. "Quando a mulher é morta por alguém motivado por esse sentimento de propriedade sobre ela, por um homem que quis se vingar após uma rejeição ou por alguém que a odiava pelo simples fato de ela ser mulher, é preciso distinguir o caso como feminicídio", diz a defensora Arlanza Rebello.
Não precisa distinguir. Homicídio serve para homens, mulheres, gays etc

São 13 mulheres mortas por dia no Brasil, segundo o Mapa da Violência Contra a Mulher. Dos 4.762 assassinatos de mulheres em 2013, mais de 50% foram cometidos por familiares. "Na maioria dos assassinatos de mulher, o criminoso é o parceiro. Desde antes da Lei Maria da Penha, a gente via necessidade de mostrar o quanto essa violência existe e é grave. Quando um crime acontece com tanta frequência, a sociedade normaliza, não percebe que a vítima foi morta por ser mulher. O crime, então, se torna invisível. A tipificação de feminicídio ajuda a mudar isso e motiva políticas públicas no sentido de combater o problema", destaca Arlanza.

"A gente aprende desde pequeno que o lugar mais seguro do mundo é dentro de casa, mas, para a mulher, não é assim. Essa realidade tem que ser denunciada".

Esse termo gera confusão e críticas, as pessoas acabam discutindo mais sobre essa palavra do que sobre a violência absurda contra uma mulher

Na opinião da defensora pública, há uma resistência de modo geral porque "nossa sociedade é extremamente machista" e não reconhece que a desigualdade entre homens e mulheres leva a injustiças. "O Brasil foi fundado por ordenações alfonsinas e filipinas (códigos de leis portuguesas dos séculos XV e XVI), nas quais os pais e maridos tinham poder de decidir entre a vida e a morte da mulher e da filha", explica a especialista. "Ainda vemos nos juizados muitos homens protestando contra um processo, dizendo coisas do tipo: 'O que estou fazendo aqui? Eu bati na MINHA mulher, isso é coisa nossa'."

Fonte O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte