Paraense se torna taxista para sustentar filhas gêmeas.

Aos 63 anos, Lúcia Lacorte diz que é umas das motoristas mais antigas ainda em atividade em Belém. Carinho e incentivo das filhas são combustíveis para lidar com o estresse no trânsito.



Com a morte do marido, Lúcia Lacorte decidiu deixar a sala de aula, onde atuava como professora, para se tornar taxista nas ruas de Belém. (Foto: Alexandre Nascimento/G1)
Com a morte do marido, Lúcia Lacorte decidiu deixar a sala de aula, onde atuava como professora, para se tornar taxista nas ruas de Belém. (Foto: Alexandre Nascimento/G1)




Essa aqui é a nossa mãezinha, que me protege", revela a paraense Lúcia Lacorte, de 63 anos, enquanto aponta para a companheira inseparável: uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré pendurada no espelho retrovisor do táxi que dirige há 26 anos em Belém.
A taxista afirma que é uma das mais antigas ainda em atividade na capital e que encontrou no volante do veículo a oportunidade para superar um momento difícil para ela e as duas filhas gêmeas de 9 anos à época, a morte do marido.
"Meu marido era taxista e, com a perda dele, eu fiquei com o carro. Com duas filhas pequenas, fui à luta. Eu tinha que ir à luta porque tinha que sustentar uma casa, as filhas estudando e estou até hoje", conta Lúcia, que deixou de lado a rotina na escola onde trabalhava como professora da educação infantil para enfrentar novos desafios nas ruas da metrópole.
Apesar de contar com o apoio dos novos companheiros de profissão, ela fala que já enfrentou a desconfiança de outros motoristas e até mesmo de passageiros sobre suas habilidades no trânsito.
"Quando eu entrei tinha só uma taxista em Belém e já teve um motorista que disse uma vez para mim: 'Ei, teu lugar é no fogão'. Sem falar que tem passageiro que quando vê que é uma mulher dirigindo, dispensa a corrida”, confessa.
Mas Lúcia diz que foi o suporte de outra mulher que a ajudou a se manter firme diante das dificuldades que atravessaram sua trajetória.
"Minha mãe, na época, foi meu maior esteio. Eu saía para trabalhar e ela tomava conta das minhas filhas e da casa", entrega, emocionada, reconhecendo a importância do suporte familiar para a carreira e a vida.
"Quilômetros" de histórias
No dia a dia em meio ao trânsito frenético de Belém, a taxista assegura que a rotina, que começa às 6h30 e se encerra apenas no início da noite, é feita de todo o tipo de surpresas que rendem “quilômetros” de histórias acumuladas em mais de duas décadas de volante.

Taxista diz que apoio e carinho das filhas são combustíveis essenciais para que ela se mantenha na profissão. (Foto: Lúcia Lacorte/Arquivo pessoal)"Já vi de tudo nas ruas, digo que só não vi boi voar. Até para caçar pokémon já pegaram meu carro", brinca.

Via G1 Pará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte