Aluno de Harvard ganha título de honra com álbum de rap entregue como tese .
Obasi Shaw, de 20 anos, escreveu dez faixas inspiradas em livro do século XIV
RIO - Em vez de um ensaio, uma coleção de poemas ou um romance, o americano Obasi Shaw, estudante de Literatura na Universidade de Harvard, escolheu entregar como monografia um álbum de rap com dez faixas, totalizando 36 minutos de duração. O trabalho recebeu a segunda maior nota em seu departamento, além de um título de honra denominado summa cum laude minus — em latim, significa algo como "com a maior das honras.´´
É a primeira vez que um trabalho como este é entregue em Harvard. Shaw, de 20 anos, participará de uma cerimônia de formatura nesta semana, e depois seguirá para o Google, onde trabalhará como engenheiro de softwares.
O álbum se chama "Liminal Minds" ("Mentes Liminares") e, segundo o estudante, refere-se à ideia de que os negros nos Estados Unidos vivem entre a liberdade e a escravidão.
"Embora não estejamos mais escravizados, os efeitos da escravidão ainda nos perseguem na sociedade e em nossa mente" afirmou Shaw à rede de televisão local CBS Boston.
Cada música é cantada a partir da perspectiva de um personagem, um formato inspirado pela obra de Geoffrey Chaucer "The Canterbury Tales" ("Os Contos de Cantuária") — uma coleção de histórias em prosa e verso do século XIV, considerada um marco para a formação da língua inglesa.
O jovem, nascido em Stone Mountain, no estado da Georgia, criou, escreveu e fez a mixagem do álbum. A ideia inicial veio de sua mãe, que notou a habilidade do filho em performances como rapper no campus da universidade.
oglobo.globo.com
Comentários
Postar um comentário