MPF denuncia ex-governador do AM e ex-secretários por organização criminosa

Ação foi apresentada nesta segunda-feira (6), à Justiça Federal.

José Melo está preso desde dezembro de 2017 (Foto: Ariane Alcântara/G1 AM)
José Melo está preso desde dezembro de 2017 (Foto: Ariane Alcântara/G1 AM)

Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas denunciou o ex-governador do Amazonas José Melo (PROS) e cinco ex-secretários por integrarem organização criminosa que fez desvios milionários de verbas federais destinadas à saúde.

 A ex-primeira dama, Edilene Oliveira, e duas funcionárias da Secretaria de Saúde também são rés. A ação foi apresentada nesta segunda-feira (6), à Justiça Federal.


Também são alvos da operação o irmão do ex-governador e ex-secretário de Administração e gestão do Amazonas Evandro Melo; o ex-secretário da Fazenda Afonso Lobo; o ex-chefe da Casa Civil Raul Zaidan; os ex-secretários de Saúde Pedro Elias e Wilson Alecrim, o ex-secretário executivo de Saúde José Duarte dos Santos Filho, e duas servidoras da Susam, Ana Cláudia da Silveira Gomes e Keytiane Evangelista de Almeida.

Na ação, o MPF pede a condenação dos denunciados pelo crime previsto na Lei nº 12.850 que prevê pena de 3 a 8 anos de prisão a quem "promover, constituir, financiar ou integrar" organização criminosa.

A denúncia é resultante das operações "Custo Político e "Estado de Emergência", deflagradas pela Polícia Federal, com o objetivo de investigar o envolvimento de políticos no esquema desvendado pela Operação "Maus Caminhos".

Conforme a denúncia, durante o governo Melo, gestores públicos denunciados eram diretamente beneficiados por um esquema de distribuição de propina e outras vantagens, para manter e colaborar com os desvios de verba pública coordenados pelo médico Mouhamad Moustafa, principal réu da operação "Maus Caminhos" e apontado como líder do esquema.

Os crimes

A investigação da “Maus Caminhos” apontou que a movimentação financeira do ex-governador é considerada incompatível com sua renda. Ele teria recebido dinheiro em espécie do médico Mouhamad Moustafa, apontado como o chefe do esquema que desviou recursos destinados à saúde pública.

No dia da primeira prisão de Melo, a Polícia Federal revelou que o ex-governador havia utilizado recursos públicos para asfaltar a estrada vicinal (ramal) que dá acesso ao sítio dele, situado em Rio Preto da Eva, na Região Metropolitana de Manaus. Ainda segundo a investigação, esse é o único ramal pavimentado na região.

"Uma das propriedades do ex-governador foi substancialmente valorizada em razão de um asfaltamento do ramal. Esse asfalto foi feito exclusivamente para que se chegasse à residência do governador. Com o dinheiro público", afirmou o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva.

O envolvimento da ex-primeira dama

A Polícia Federal também diz que há movimentações financeiras atípicas nas empresas pertencentes a Edilene Oliveira. A ex-primeira-dama também é suspeita de tentar interferir na investigação da “Maus Caminhos”.

A interferência indevida na investigação criminal foi constatada, segundo o MPF, com provas colhidas durante a terceira fase da operação - chamada Estado de Emergência - em empresas onde Edilene Oliveira é sócia, na Av. Torquato Tapajós, na capital.

Segundo o MPF, foi registrado um arrombamento de boxes destinados a guardar volumes logo após e apreensão realizada pela Polícia Federal, após ordem judicial. Edilene Oliveira esteve no local dois dias após a primeira prisão do marido, em 23 de dezembro de 2017, por volta das 12h, acompanhada de dois parentes, supostamente para retirar provas. Ela e o ex-governador ainda são suspeitos de intimidar testemunhas.

Edilene foi encaminhada ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), enquanto José Melo seguiu para o Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), junto com ex-secretários apontados como integrantes do esquema de desvios de verbas.
Sobre José Melo

José Melo assumiu o governo do Amazonas pela primeira vez em abril de 2014. Então vice-governador, ele foi empossado após Omar Aziz deixar o cargo para disputar uma vaga no Senado. Melo concorreu às eleições daquele ano e foi reeleito no segundo turno, com 55,54% dos votos.

O ex-governador teve um mandato turbulento, com denúncias de compras de voto no pleito de 2014, reveladas em uma reportagem do programa Fantástico. Melo teve o mandato cassado em 2016 e deixou o cargo no ano seguinte, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Via G1 Amazonas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte