Mesa Digitalizadora vai aprimorar investigações de crimes


A papiloscopista Daniella Moura mostra os recursos do equipamento adquirido pela Polícia Civil para auxiliar a resolução de crimes

A Polícia Civil do Pará já dispõe de um equipamento que melhora a qualidade das imagens de câmeras de segurança usadas em investigações de crimes. A Mesa Digitalizadora está instalada no Laboratório de Análise de Imagens e Prosopografia, na sede da Divisão de Homicídios, em Belém, a serviço da Diretoria de Identificação da Polícia Civil.

O novo equipamento permite melhorar as imagens obtidas por policiais civis responsáveis pela investigação de crimes, como roubos e homicídios. "Poderemos trabalhar para que se possa ter uma melhor definição das imagens e contribuir com o trabalho da polícia", explica a papiloscopista Daniella Moura, que atua no Laboratório de Análise de Imagens e Prosopografia. Para utilizar o novo recurso, os profissionais de Identificação da Polícia Civil passarão por treinamentos.



 Futuramente, a Mesa Digitalizadora poderá criar retrato falado em três dimensões, com melhor resolução das imagens de suspeitos de crimes apontados por vítimas e testemunhas

Com a Mesa Digitalizadora será possível montar rostos de suspeitos a partir das imagens das câmeras de segurança, com ajustes que melhoram a definição. "Vamos combinando cores, nitidez, coloração e melhores padrões, para que possamos chegar o mais próximo possível do rosto do suspeito", informa Daniella Moura.

 Segundo ela, o equipamento é importante principalmente para o aprimoramento da qualidade das imagens de crimes registrados por câmeras de monitoramento.

 Outra vantagem é a possibilidade de ilustrar melhor os inquéritos policiais, permitindo que as informações das investigações de crimes cheguem à autoridade judicial com uma perspectiva mais ampliada do local dos fatos.

"No equipamento será possível montar uma animação em vídeo para mostrar, de forma mais clara, como foi o crime, segundo as investigações, de modo a possibilitar à autoridade judiciária ter uma compreensão mais ampla e rápida dos fatos", detalha.

 O equipamento é importante para melhorar a qualidade das imagens de crimes registrados por câmeras de monitoramento

Tecnologia - A papiloscopista informa ainda que a Mesa Digitalizadora, futuramente, poderá criar retrato falado em três dimensões (3D), com melhor resolução das imagens de suspeitos de crimes apontados por vítimas e testemunhas.

 "Por essa técnica será possível ter melhor definição das imagens de suspeitos, podendo trabalhar com maior qualidade diversos tipos de marcas e sinais corporais, cicatrizes, ferimentos, marcas de cirurgias, elevações pelo entorno do rosto e do corpo", ressalta a papiloscopista.

Segundo o delegado-geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, a aquisição do equipamento faz parte dos investimentos feitos pelo governo do Estado para aprimorar o trabalho policial.

Ele ressaltou que em 2017 houve um volume significativo de investimentos em infraestrutura das delegacias, aquisição de equipamentos de proteção para os policiais civis - coletes à prova de balas -, armamentos e viaturas, que resultou em resultados expressivos no combate ao crime.

 "Tivemos avanços muito grandes, e sabemos que podemos avançar muito mais ainda, em recursos humanos, equipamentos e salários", acrescentou.



agenciapara.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte