Indígenas se lançam na política; Pará terá seis candidatos


O movimento indígena busca maior representação no Legislativo para que possam ser porta-vozes de suas reivindicações, sem a intermediação dos brancos. Segundo algumas lideranças, chegou o momento de os índios lutarem por seus direitos também nos Parlamentos federal e estadual. No Pará, atualmente, são seis candidatos, sendo um da região oeste do Pará: Gedeão Arapium.
A articulação da Frente Parlamentar Indígena Nacional teve como principal objetivo apresentar, nas eleições deste ano, o mais expressivo número de candidatos índios da história do país aos cargos de deputado estadual, deputado federal e senador. Pelo menos 75 índios e índias de todas as regiões do país foram indicados para disputar vagas nas Assembleias Legislativas, na Câmara dos Deputados e no Senado. Entre eles, também há dois que concorrem a governos estaduais.  
A estratégia dos índios para tentar ter uma bancada no Legislativo foi a de ter pré-candidatos em vários partidos.  A maior parte deles não é filiada às grandes siglas – PMDB, PT e PSDB –, o que aumentou a possibilidade de indicação dos seus nomes nas nominatas das siglas de suas filiações.
O primeiro e último representante dos índios na Câmara dos Deputados foi o cacique Mário Juruna, eleito pelo PDT do Rio de Janeiro em 1982. Juruna exerceu o mandato de 1983 a 1986, mas não foi reeleito. O cacique, que morreu em julho de 2002, ficou famoso por usar um gravador de fita cassete para registrar as conversas com os brancos.
Os pré-candidatos estão espalhados de Norte a Sul do país. Na Região Norte, há postulantes a cargos eletivos para Assembleias Legislativas e Câmara Federal no TO, AP, PA, AM, AC, RR e RO; no Nordeste, em AL, BA, CE, MA, PE e PI; no Sudeste, SP, RJ e MG; no Sul, PR, SC e RS; no Centro-Oeste, MS, GO, MT e DF. Não há pré-candidatos apenas nos estados da Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte e Espírito Santo, segundo a Frente Parlamentar Indígena Nacional.
Candidatos no Pará
Ubirajara Sompré (MDB): Vereador em Marabá e vem como candidato a Deputado Federal
Gedeão Arapiuns (PROS): Membro do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns  (CITA) em Santarém – Candidato a Deputado Estadual
Conserlei Sompré (PP): Ex-diretora da Funai em Marabá – Candidata a Deputada Estadual
Paratê Tembé (Podemos): vice-presidente estadual da Juventude do Avante Pará– Candidato a Deputado Estadual
Narha Munduruku (Podemos): Integrante da Federação das Comunidade quilombolas e populares tradicionais do Pará- Candidata a Deputada Federal
Maciel Pataxó (Podemos): Candidato a Deputado Estadual

 Reportagem Weldon Luciano via o etadonet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte