Comércio estima queda de até 30% em produtos para as comemorações da Semana da Pátria

Uniformes escolares têm estoque abastecido -

Com a proximidade das comemorações do 7 de Setembro, a lógica do comércio é aumentar a procura por alguns artigos relacionados aos desfiles das escolas. Mas, em Santarém, no oeste do Pará, a baixa procura por esses produtos tem preocupado os proprietários e funcionários do centro comercial. Muitos apontam que vão vender bem menos do que no ano anterior. Segundo os lojistas, em armarinhos e lojas que vendem uniformes a queda pode chegar até 30%.

De acordo com Angeli Mendes, a proprietária de um armarinho, as vendas no ano passado foram boas, mas este ano, devido à crise, houve uma diminuição muito grande de vendas desde o início do ano. “Esse ano a diminuição nas vendas podem chegar até 30%. Nem mesmo datas comemorativas, como festas juninas ou Copa do Mundo fizeram com que a gente obtivesse o que era esperado. A gente crê que as pessoas que realmente precisam do produto vão acabar vindo para comprar e se Deus quiser a gente vai poder faturar. ”

Para a vendedora de um outro armarinho, Darlen Ruiz, a diminuição do movimento também foi sentida. A loja que ela trabalha estima que o estoque deste ano é 20% melhor do que no ano anterior. “A procura está bem menor, a gente percebe que as pessoas estão vindo em busca destes produtos em uma frequência menor do que em anos anteriores. O brasileiro sempre deixa para a última hora, então, a nossa expectativa é de que o movimento melhore nesta última semana de venda até o início das comemorações”.  


Segundo o empresário Jedson Batista, no setor de malharias e produção de uniformes paras as escolas, os resultados podem ser considerados ainda mais alarmantes. A queda nas vendas dos produtos foi sentida durante todo o mês de agosto, período que deveria estar aquecida por conta do retorno dos alunos para as aulas. Mesmo assim, o empresário acredita que pode reverter o quadro e tem esperança de que o consumidor apareça neste período que antecede a semana da pátria. “A gente completou o estoque e estamos na espera. Mesmo não sendo aquilo que foi alcançado em outros anos , creio que sirva para satisfazer as necessidades da empresa”.

O empresário aponta que o cliente ainda está receoso em fazer gastos e acaba buscando alternativas, evitando assim a compra de produtos, como uniformes para os filhos, por exemplo.  “Quando a gente se comunica com o cliente, ele sempre relata que este ano está um pouco mais difícil incluir este tipo de material no orçamento e ele acaba consumindo menos. Quem comprava dois, compra só um. Quem comprava um conjunto, hoje compra só uma peça e tenta reaproveitar uniformes do início do ano ou de anos anteriores”, conclui Jedson.

 Weldon Luciano
via 0 estadonet










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte