Cresce produção de açaí no Pará; Óbidos é líder na região

                                   


O açaí continua liderando o ranking de produtos cultivados no estado do Pará. É o que aponta o Censo Agro de 2017, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que levantou a quantidade de hectares dos principais produtos de lavoura permanente. Na região Oeste do Pará, os municípios de Óbidos e Santarém estão entre os maiores produtores.
Na comparação com os dados do Censo Agro realizado em 2006, houve crescimento nos produtos com maiores áreas cultivadas. O açaí lidera com 252,5 mil hectares, comparado aos 74,6 registrados em 2006, nota-se um crescimento de quase 300%. O cacau vem em segundo com 108,8 mil hectares e o dendê em terceiro com 95,9 mil. São seguidos por pimenta-do-reino e banana com 62,8 mil e 21,4 mil respectivamente.
Na região oeste do Pará, segundo estimativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), o maior produtor da região é o município de Óbidos, que tem produzido no período da safra, algo em torno de 150 toneladas por mês. À frente desta iniciativa está a empresa Açaí Amazonas, que possui a maior produção de açaí irrigado do mundo com 2, 2 milhões de pés de açaí divididos em 1.400 hectares.
Em Santarém, a estimativa é de que aproximadamente 30 toneladas de açaí por mês cheguem ao mercado. De acordo com dados do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), regiões como a do Eixo Forte e a comunidade do Tiningú, na área da Rodovia Santarém Curuá-Una, estão entre as que mais produzem, sendo uma grande fonte de renda para a agricultura familiar.


 Weldon Luciano Via OEstadonet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte