Comerciantes da Praça da Matriz denunciam circulação de notas falsas


 Notas falsas estão circulando pelo centro comercial de Santarém, no Oeste do Pará. É o que denunciam comerciantes do camelódromo da Praça da Matriz e do centro comercial. Segundo os relatos, diversas pessoas estão se passando por clientes e adquirindo mercadorias com dinheiro falso, causando prejuízos.

Girleno Alves, um dos comerciantes que já foi vítima do golpe, ressalta que eles estudam a melhor forma de abordagem e se aproveitam quando um grande número de pessoas está nas barracas comprando produtos. “Geralmente, eles encostam quando estamos atendendo outra pessoa e perguntam qual é o preço do produto. Ele alegou que estava com pressa, pediu que a mercadoria fosse embalada e me repassou a nota. Após receber o dinheiro, repassei o troco e fui atender outra pessoa que também estava comprando. Quando os clientes foram embora, fui fazer a contagem do dinheiro das vendas e só então percebi que a nota era falsa”, diz o vendedor.

Gileno ressalta que o prejuízo acaba sendo maior, pois em muitos casos a compra exige que o vendedor repasse troco. Além da nota recebida não ter valor monetário, a vítima ainda perde a nota ou moeda repassada ao suposto comprador. “Fiquei com um prejuízo tremendo pois, recebi uma nota sem valor, perdi dinheiro com o troco e ainda por cima não posso reaver a mercadoria. Somos obrigados a trabalhar dobrado porque pessoas mal-intencionadas fazem isso”, conclui.

Infelizmente os casos estão se tornando mais frequentes, por isso eles estão se precavendo e apostam na tecnologia para obter mais segurança. Alguns já compraram equipamentos que auxiliam na identificação das notas falsas. Em sua grande maioria, eles possuem uma lâmpada especial que detecta o dinheiro falso. 

Um dos comerciantes que possui este equipamento, que preferiu não se identificar, alegou que a frequência de casos e a ousadia dos falsificadores que produzem notas cada vez mais sofisticadas, obrigou o estabelecimento a ter este tipo de máquina. “As circunstâncias nos obrigaram a fazer isso e o equipamento ajuda a verificar a autenticidade da nota sem causar constrangimentos, até mesmo para o cliente, que muitas vezes não sabe que está portando uma nota falsa, nem percebeu que também já é uma vítima”, finalizou o comerciante.

Fonte O EstadoNet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte