AM recebe R$ 3 milhões para ações de combate e prevenção a surto de sarampo

Mais de 1 mil casos da doença foram confirmados e mais de 7 mil notificados no estado.

 
Após Manaus ser atingida por um surto de sarampo, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 3 milhões para serem aplicados em ações diagnóstico e prevenção da doença no estado. A portaria de liberação da verba foi publicada nesta segunda-feira (28), no Diário Oficial da União (DOU). O Amazonas tem mais de 1.000 casos confirmados de sarampo em Manaus e em outros nove municípios, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Mais de 7 mil casos da doença são investigados.
Manaus está em situação de emergência por conta das ocorrências de sarampo. Em todo o Amazonas, três mortes pela doença foram confirmadas.
O Ministério da Saúde justificou a medida depois que considerou a alta transmissibilidade do sarampo e a necessidade de manutenção do processo de eliminação da doença na região das Américas.
De acordo com portaria, o alto risco de disseminação da doença para outros estados do país, exige o fortalecimento das ações de vigilância, em especial as ações de imunização e laboratoriais para enfrentamento do surto da doença.
Foi autorizado o repasse de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde de Amazonas, no Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde. Os recursos serão alocados no Grupo de Vigilância em Saúde para implementação de ações de vigilância epidemiológica, laboratorial, imunizações e educação em saúde em resposta ao surto de sarampo no estado do Amazonas.

Surto

Em 2018, o vírus do sarampo voltou a circular no Brasil e o Amazonas passou a doença após 18 anos sem registros de sarampo.
Na capital, subiu para 852 o número de casos confirmados no período de uma semana, segundo 25º Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nessa segunda-feira (27). São 90 casos a mais do que há uma semana.
De acordo com os dados, os casos suspeitos, que estão em investigação aguardando resultado laboratorial, chegam a 5.773.
No dia 17 de agosto, a Fundação FVS-AM confirmou a terceira morte por sarampo no Amazonas. A vítima era um bebê de seis meses, que morava na capital amazonense. O bebê foi internado no dia 29 de junho, no Hospital Plantão Araújo, Zona Leste de Manaus. Após complicações da doença, morreu no último dia 5 de agosto. Antes dele, outros dois óbitos pela doença haviam sido confirmados, ambos bebês de sete meses, sendo um de Manaus e outro de Autazes.
Os casos confirmados da doença no estão foram registrados nas seguintes cidades:
  • Manaus
  • Manacapuru
  • Itacoatiara
  • Autazes
  • Parintins
  • Iranduba
  • Rio Preto da Eva
  • Novo Airão
  • Presidente Figueiredo 
    • Tapauá

    Imunização

    O Informativo Epidemiológico destaca também que as ações de imunização contra o sarampo deste ano já registraram a aplicação de 204.837 doses na campanha direcionada para crianças de seis meses até cinco anos, atingindo 106,9% da meta. A Semsa também contabilizou 409.678 doses aplicadas em ações de rotina nas Unidades de Saúde, de intensificação, varredura e bloqueio vacina, o que inclui a aplicação de primeira e segunda dose de vacina, segundo as recomendaçõesdo Ministério da Saúde por faixa etária. Ao todo, 44,7% dos casos confirmados estão na faixa etária de até cinco anos, seguido da faixa etária de 15 a 29 anos (33,1 %. Entre todas as 6.958 notificações, que englobam também os novos casos suspeitos e ainda em investigação, a faixa etária de 15 a 29 anos é a mais atingida, representando 50,3%, seguida da faixa etária de 30 a 49 anos (15,6%) e menores de um ano (13,9%).
    A Zona Norte de Manaus continua a registrar o maior número de notificações, com 37,1% do total. Em seguida, a Zona Leste apresenta 33,1%, Zona Sul tem 15,9%, Zona Oeste com 12,6% e Zona Rural 1,3%. 


    Quem não pode vacinar?

    Gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune). A vacinação é direcionada para pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos. A lista com o endereço das 183 salas de vacina da rede municipal pode ser acessada no site da Semsa


    Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)Fonte G1 Amazonas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte