Meu INSS: calculadora mostra quanto tempo falta para aposentadoria


Ferramenta oficial da Previdência informa tempo para pedir aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição
 
 Meu INSS: calculadora mostra quanto tempo falta para aposentadoria
A plataforma Meu INSS, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem uma ferramenta que calcula quanto tempo falta para o trabalhador requisitar sua aposentadoria. Ela também informa ao cidadão qual é a quantidade de pontos necessários para conseguir se aposentar por tempo de contribuição. 

A calculadora segue a fórmula 85/95, que determina que a soma da idade e do tempo de contribuição deve totalizar 85 pontos para mulheres, e 95 para homens.

É importante lembrar que essa ferramenta é apenas uma simulação: caso o resultado indique que já é possível se aposentar, é preciso entrar em contato pessoalmente com o INSS para conferir se de fato pode receber o benefício. 

Além da calculadora, o Meu INSS também permite realizar consultas e acompanhar informações sobre a sua vida laboral (história de trabalho), como contribuições previdenciárias, períodos trabalhados e diferentes empregadores. 

 Meu INSS mostra quanto tempo falta para aposentadoria (Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro)Meu INSS mostra quanto tempo falta para aposentadoria (Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro)

Você pode fazer a simulação manualmente ou a partir do cadastro na plataforma Cidadão.br, informando nome completo, CPF, data de nascimento e o nome completo da mãe. Aprenda a usar a calculadora do Meu INSS no passo a passo a seguir.

Simulação manual

Passo 1. Acesse o Meu INSS

 Para calcular contribuições previdenciárias no Meu INSS, é preciso informar data de nascimento e sexo (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Para calcular contribuições previdenciárias no Meu INSS, é preciso informar data de nascimento e sexo (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 2. Preencha o campo “data de nascimento”; 

 O cálculo de aposentadoria no Meu INSS é feito com base na idade do contribuinte (Foto: Reprodução/Marília Varoni)O cálculo de aposentadoria no Meu INSS é feito com base na idade do contribuinte (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 3. No campo “sexo”, selecione masculino ou feminino; 


O tempo para aposentadoria é diferente para homens e mulheres (Foto: Reprodução/Marília Varoni) 
O tempo para aposentadoria é diferente para homens e mulheres (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 4. No campo “adicionar vínculo”, clique no símbolo +; 

 Simulação pode ser feita adicionando manualmente as datas de entrada e saída de cada trabalho (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Simulação pode ser feita adicionando manualmente as datas de entrada e saída de cada trabalho (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 5. Preencha nos campos a data de admissão e a data de saída de cada trabalho. Essas informações podem ser encontradas nas páginas denominadas “contrato de trabalho”, na sua carteira de trabalho; 

 É mais fácil preencher os campos tendo em mãos a carteira de trabalho (Foto: Reprodução/Marília Varoni)É mais fácil preencher os campos tendo em mãos a carteira de trabalho (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 6. Realize os passos 4 e 5 novamente para cada empresa diferente onde trabalhou. Para facilitar o processo, aconselha-se ter sua carteira de trabalho em mãos. Após concluir o preenchimento, clique em “simular”, no canto inferior direito da página; 

 Após adicionar todos os vínculos trabalhistas, clique em "simular" (Foto: Reprodução/Marília Varoni)Após adicionar todos os vínculos trabalhistas, clique em "simular" (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 7. O tempo restante para sua contribuição aparecerá na tela. Para obter mais informações sobre o cálculo, clique em “detalhar”, no canto inferior direito; 
 É possível saber mais sobre seus dados de aposentadoria clicando em "detalhar" (Foto: Reprodução/Marília Varoni)É possível saber mais sobre seus dados de aposentadoria clicando em "detalhar" (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Passo 8. Um documento em PDF com todos os dados referentes a sua aposentadoria será baixado automaticamente pelo navegador caso selecione a opção "detalhar". 
 Meu INSS disponibliza um arquivo PDF com informações detalhadas de sua contribuição previdenciária (Foto: Reprodução/Marília Varoni)
 Meu INSS disponibliza um arquivo PDF com informações detalhadas de sua contribuição previdenciária (Foto: Reprodução/Marília Varoni) 

 techtudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte