Imposto de Renda 2018: saiba como preencher cada etapa da declaração

Conheça cada tela do programa gerador do formulário do IR e evite erros

EntrEntrega das declarações do Imposto de Renda (IR) 2018 começa em 1º de março - Alexandre Cassiano / Agência O Globo
 
 Foi dada a largada para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2018. Os contribuintes, cuja soma de todos os rendimentos tributáveis foi igual ou superior a R$ 28,559,70 no ano passado, têm até o dia 30 de abril para prestar contas ao Leão.
 
 O processo se tornou mais simples nos últimos anos, mas é preciso ficar atento: um erro simples pode acabar fazendo o contribuinte cair na temida malha fina. Para evitar esses deslizes, o GLOBO preparou um guia detalhado com as etapas para preencher o formulário.
 
 O leitor também pode enviar suas perguntas para o email IR2018@oglobo.com.br e conferir as respostas no blog do GLOBO sobre o tema. E, ainda, acompanhar um tutorial em vídeo sobre como fazer a declaraçao de Imposto de Renda.
 
 

Download e instalação do programa

O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2018) e baixar o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2018.

Ná página, o usuário deve clicar na opção "download do programa", na aba IRPF 2018. Em seguida, é preciso escolher qual o sistema operacional do computador que está baixando o programa. O usuário será direcionado para outra página, na qual deverá fazer o download do programa.

 No site da Receita Federal, o contribuinte deve baixar o programa para preencher a declaração - Reprodução
 
A tela seguinte permite que o contribuinte escolha que tipo de declaração vai fazer. Escolha a opção "Declaração de Ajuste Anual" e inclua nome e CPF.
 
 Uma caixa de diálogo recomendará o preenchimento de todas as fichas nas telas seguintes para, no final, escolher entre os modelos simplificados — com desconto de 20% dos rendimentos tributáveis — ou completo — com direito a todas as deduções legais.
 
 Escolha a opção "Declaração de Ajuste Anual" e inclua nome e CPF - Reprodução

Via O GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo amplia 'Minha Casa, Minha Vida' para famílias com renda até R$ 12 mil .

Musculação protege cérebro de idosos contra demência, diz estudo .

STF decide pelo fim da revista íntima vexatória em presídios.