Imposto de Renda 2018: saiba como preencher cada etapa da declaração

Conheça cada tela do programa gerador do formulário do IR e evite erros

EntrEntrega das declarações do Imposto de Renda (IR) 2018 começa em 1º de março - Alexandre Cassiano / Agência O Globo
 
 Foi dada a largada para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2018. Os contribuintes, cuja soma de todos os rendimentos tributáveis foi igual ou superior a R$ 28,559,70 no ano passado, têm até o dia 30 de abril para prestar contas ao Leão.
 
 O processo se tornou mais simples nos últimos anos, mas é preciso ficar atento: um erro simples pode acabar fazendo o contribuinte cair na temida malha fina. Para evitar esses deslizes, o GLOBO preparou um guia detalhado com as etapas para preencher o formulário.
 
 O leitor também pode enviar suas perguntas para o email IR2018@oglobo.com.br e conferir as respostas no blog do GLOBO sobre o tema. E, ainda, acompanhar um tutorial em vídeo sobre como fazer a declaraçao de Imposto de Renda.
 
 

Download e instalação do programa

O contribuinte deve acessar o site da Receita Federal (http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2018) e baixar o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) de 2018.

Ná página, o usuário deve clicar na opção "download do programa", na aba IRPF 2018. Em seguida, é preciso escolher qual o sistema operacional do computador que está baixando o programa. O usuário será direcionado para outra página, na qual deverá fazer o download do programa.

 No site da Receita Federal, o contribuinte deve baixar o programa para preencher a declaração - Reprodução
 
A tela seguinte permite que o contribuinte escolha que tipo de declaração vai fazer. Escolha a opção "Declaração de Ajuste Anual" e inclua nome e CPF.
 
 Uma caixa de diálogo recomendará o preenchimento de todas as fichas nas telas seguintes para, no final, escolher entre os modelos simplificados — com desconto de 20% dos rendimentos tributáveis — ou completo — com direito a todas as deduções legais.
 
 Escolha a opção "Declaração de Ajuste Anual" e inclua nome e CPF - Reprodução

Via O GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte