Lula à Folha: 'Nenhum filho meu consegue arrumar emprego'

                      Para o ex-presidente, há uma campanha para que ele não seja candidato para que sobrem 2 vagas para os adversários brigarem no segundo turno.
Para o ex-presidente, há uma campanha para que ele não seja candidato para que sobrem 2 vagas para os adversários brigarem no segundo turno.

 Mesmo condenado em segunda instância, o que o torna inelegível por causa da Lei da Ficha Limpa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita na possibilidade de se candidatar e insiste que há uma conspiração contra ele.

Em entrevista exclusiva à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o ex-presidente disparou: "Eu quero saber o seguinte: eu, proibido de ser candidato, na rua fazendo campanha, como eles vão ficar? Eles estão me transformando numa vítima desnecessária".

No roteiro que segue o tom "de eles contra nós", o petista alfinetou o juiz Sérgio Moro e exigiu provas de que cometeu crimes. "Você deveria estar perguntando é se eles vão conseguir juntar uma prova de cinco centavos contra mim", disse à jornalista.

"Essa gente não sabe o mal que causou à minha família. Eu tenho todos os meus filhos desempregados. Todos. E ninguém consegue arrumar emprego."

O ex-presidente também disse não ter medo de ser preso - o que pode ocorrer em breve. "Sabe por que não tenho medo? Porque eu tenho a consciência tão tranquila. (...) E tenho certeza de que vou ser absolvido e de que não vou ser preso."

Sobre sua candidatura, Lula afirma que "Temer não quer, o Alckmin não quer, o Ciro não quer". "Eles pensam: 'ele [Lula] vai para o segundo turno e pode até ganhar no primeiro. Se ele não for candidato, em vez de uma vaga no segundo turno, podemos disputar duas'. Aumenta a chance de todo mundo."

Em alguns trechos da entrevista, o ex-presidente atacou a imprensa. Afirmou que não há jornalismo livre nas redações, que a Lava Jato se tornou refém da mídia e que a TV Globo tentou dar um golpe no Temer.

"Você acha que na Globo [que publicou a primeira reportagem sobre a delação da J&F] alguém faz jornalismo livre? O jornalista decide e faz uma denúncia como aquela que foi feita contra o Temer?", questiona.

Operação Lava Jato

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em 24 de janeiro. A Corte confirmou o entendimento do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal do Paraná. O petista nega as acusações e diz que é perseguido pela Justiça.

O TRF-4 determinou que a pena seja executada após a conclusão da tramitação no tribunal. A defesa de Lula apresentou os embargos de declaração, único recurso cabível, em 20 de fevereiro. A expectativa é que eles sejam julgados em março.

Leia a entrevista completa no site da Folha de S.Paulo.

 Logotipo do(a) HuffPost Brasil
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte