Governo do Pará garante cerca de 500 toneladas de pescado para a Semana Santa

                          Tambaqui é o peixe mais procurado pelos consumidores na ...

A maior oferta de pescado para a Semana Santa promete equilibrar os preços no mercado, nesse período de grande procura pelo produto. É o que garante a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

 Nos dias 28 e 29, em uma ação da secretaria, 68 municípios paraenses vão comercializar 440 toneladas de peixes a preços mais acessíveis à população.
Só na área da Região Metropolitana de Belém (RMB) serão ofertadas 170 toneladas em sete pontos de venda: Fundação Cultural do Pará (FCP) em Batista Campos; Universidade Federal do Pará (UFPA), no Guamá; Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Marco; Aldeia Amazônica, na Pedreira; Associação Rural da Pecuária do Pará, no Entroncamento, além do ginásio Almir Gabriel (Abacatão), na Cidade Nova, em Ananindeua e Praça Matriz de Marituba. Outras 270 toneladas serão distribuídas para a comercialização em mais 65 municípios do Estado.
                            Forquilhinha terá venda de peixes na Semana Santa ...
Este ano, o Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Coepaq) decidiu pedir a suspensão do decreto que há 23 anos proibia a saída do pescado para outras regiões do país. O objetivo é garantir o abastecimento interno para a Semana Santa.

“A decisão do Coepaq foi baseada na observação dos próprios agentes da cadeia do pescado, de que a cada ano, era maior o número de barcos que buscavam outros portos, como em Amapá e Maranhão, para escoar a produção, o que poderia provocar a escassez no mercado paraense e o aumento do preço”, justifica o secretário adjunto da Sedap e presidente do Coepaq, Afif Jawabri.

Outro fator que influenciou a decisão do conselho foi a mudança na dinâmica do mercado. A partir disso, houve uma diversificação na oferta de produtos, até mesmo pela flexibilidade da Igreja, que passou a permitir aos católicos, o consumo de outros tipos de carnes brancas, como a do frango, por exemplo, na Sexta-Feira Santa.

“A suspensão do decreto é um teste, mas já se observa o aumento de barcos pesqueiros no porto de Belém e acreditamos que não vai faltar peixe”, constatou Jawabri.

Os preços nas feiras do pescado estarão até 20% mais baratos e variam de R$ 5 o quilo (xaréu e sardinha) até R$ 48 o quilo do filé de salmão. Além de uma grande variedade de peixes, serão ofertados ainda pata e massa de caranguejo e camarão rosa. As feiras vão funcionar de 7h às 14h da quarta-feira (28) e quinta-feira (29) para disponibilizar ao consumidor produtos de qualidade e em quantidade suficiente para a Semana Santa.

A proposta do Coepaq é que as feiras de pescado continuem este ano, uma vez por mês, afim de beneficiar não só o consumidor, mas também garantir mercado aos pescadores artesanais, revendedores e a indústria de pesca.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte