Mais de 144 milhões devem votar nas eleições municipais.

Um total de 144.088.912 eleitores terão direito ao voto em outubro nas eleições municipais que definirão os prefeitos e vereadores de 5.568 cidades do Brasil, informaram nesta segunda-feira as autoridades.


Partidos políticos deverão formalizar suas coalizões e apresentar seus candidatos antes de 5 de agosto.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse número supera em 4% o censo do último pleito municipal, realizado em 2012.
O TSE indicou que, como ocorre há mais de uma década, as mulheres seguem sendo maioria entre os eleitores e representam hoje 52% do eleitorado.
As autoridades confirmaram que as eleições de outubro serão realizadas em todos os municípios com urnas eletrônicas, que em 1.540 deles (27,6% do total) funcionarão em sua totalidade com sistemas de biometria, que identificam o votante por suas impressões digitais .
O mesmo sistema será utilizado em outros 840 municípios, mas de maneira parcial, explicou o TSE.
O presidente do TSE, Gilmar Mendes, disse em entrevista coletiva que calcula-se que o número de candidatos, entre aqueles que aspiram a prefeitos e vereadores, deverá ficar entre 530 mil e 580 mil, que poderão iniciar suas campanhas a partir de 16 de agosto.
Segundo o calendário eleitoral, os partidos políticos deverão formalizar suas coalizões e apresentar seus candidatos antes de 5 de agosto.
O Brasil tem um total de 5.570 cidades, mas em duas delas não haverá eleições municipais: no Distrito Federal de Brasília, que invés de prefeito tem um governador, e no arquipélago Fernando de Noronha, que depende da cidade de Recife.

Fonte : Noticias Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte

'A perseguição nunca acabou', diz autor de livro sobre caçada nazista a gays