Técnicos do Ideflor discutem em Manaus o monitoramento da pesca



Representantes da Gerência da Região Administrativa Mosaico do Lago de Tucuruí (GRTUC), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), participam desde esta quinta-feira (12) da Oficina de Monitoramento da Biodiversidade Aquática Amazônica: Protocolo de Automonitoramento da Pesca. O evento apresenta metodologias para o automonitoramento da pesca em Unidades de Conservação (UCs) estaduais e federais, e propõe a criação de um plano integrado para a aplicação dessas metodologias nessas UCs.

Durante a oficina, que prossegue nesta sexta-feira (13), os representantes de Unidades de Conservação da Amazônia discutirão as ferramentas que utilizam para monitorar as áreas protegidas.

A GRTUC apresentará, no último dia do evento, o Sistema de Monitoramentos das Unidades de Conservação Lago de Tucuruí (SisMult), ferramenta desenvolvida pela equipe técnica da Gerência para monitorar os recursos pesqueiros do Lago, localizado no sudeste paraense.

Harmonia - Segundo a engenheira de Pesca Jossandra Pinheiro, representante do Ideflor-bio na oficina, “a GRTUC espera integrar a metodologia nacional de monitoramento da pesca, fazendo com que as Unidades de Conservação do Pará trabalhem de forma harmônica com os programas nacionais que tratam da temática, assim como compartilhar a ferramenta informatizada utilizada nas UCs do Lago de Tucuruí”.

A oficina é realizada no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), em Manaus (AM), promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O órgão coordena o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Monitora), o qual propõe estratégias e metodologias para o acompanhamento da biodiversidade nacional, a fim de garantir a efetividade na preservação e manejo de UCs.

Ainda segundo Jossandra Pinheiro, a oficina “é um momento de integração técnica, com profissionais renomados, e que proporciona o aprimoramento das técnicas de monitoramento já empregadas no Mosaico Lago de Tucuruí, além do aperfeiçoamento da ferramenta SisMult”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte