Técnicos do Ideflor discutem em Manaus o monitoramento da pesca
Representantes da Gerência da Região Administrativa Mosaico do Lago de Tucuruí (GRTUC), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio), participam desde esta quinta-feira (12) da Oficina de Monitoramento da Biodiversidade Aquática Amazônica: Protocolo de Automonitoramento da Pesca. O evento apresenta metodologias para o automonitoramento da pesca em Unidades de Conservação (UCs) estaduais e federais, e propõe a criação de um plano integrado para a aplicação dessas metodologias nessas UCs.
Durante a oficina, que prossegue nesta sexta-feira (13), os representantes de Unidades de Conservação da Amazônia discutirão as ferramentas que utilizam para monitorar as áreas protegidas.
A GRTUC apresentará, no último dia do evento, o Sistema de Monitoramentos das Unidades de Conservação Lago de Tucuruí (SisMult), ferramenta desenvolvida pela equipe técnica da Gerência para monitorar os recursos pesqueiros do Lago, localizado no sudeste paraense.
Harmonia - Segundo a engenheira de Pesca Jossandra Pinheiro, representante do Ideflor-bio na oficina, “a GRTUC espera integrar a metodologia nacional de monitoramento da pesca, fazendo com que as Unidades de Conservação do Pará trabalhem de forma harmônica com os programas nacionais que tratam da temática, assim como compartilhar a ferramenta informatizada utilizada nas UCs do Lago de Tucuruí”.
A oficina é realizada no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), em Manaus (AM), promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O órgão coordena o Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Monitora), o qual propõe estratégias e metodologias para o acompanhamento da biodiversidade nacional, a fim de garantir a efetividade na preservação e manejo de UCs.
Ainda segundo Jossandra Pinheiro, a oficina “é um momento de integração técnica, com profissionais renomados, e que proporciona o aprimoramento das técnicas de monitoramento já empregadas no Mosaico Lago de Tucuruí, além do aperfeiçoamento da ferramenta SisMult”.
Comentários
Postar um comentário