Municípios paraenses recebem motos para ampliar atendimento à população

Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretarias Municipais de Segurança Pública de 17 cidades do interior paraense receberam motos para ampliar o policiamento ostensivo e para atender ocorrências em suas sedes. Os veículos adquiridos pelo Governo do Estado são provenientes de emenda parlamentar de três deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e entregues nesta segunda-feira (28) durante cerimônia na sede da Casa Civil, em Belém.

Ao todo foram entregues 44 motos do modelo Honda XRE 300 CC, todas com kit sinalizador acústico e visual, rastreador, dois capacetes e queixeiras. Prefeitos, secretários de segurança, representantes das polícias, guardas municipais e deputados estiveram presentes à solenidade e ressaltaram a importância de ampliar a frota de veículos para dar apoio a segurança dos municípios.

O prefeito de Jacundá, Ismael Barbosa recebeu duas motos para a Polícia Militar do município e agradeceu o esforço do Governo do Estado, em conjunto com a Alepa, para aparelhar os dispositivos de segurança. “Gostaria de agradecer em nome de todos os prefeitos dos 17 municípios que hoje receberam essas motos. Tenho certeza que elas vão ajudar para que possamos dar mais segurança às pessoas. É uma satisfação estar aqui e ter sido um dos escolhidos para receber esse presente”, disse.

O presidente da Alepa, Márcio Miranda enfatizou a parceria com o Governo do Estado e com os municípios. “Vivemos um momento de fragilidade no país e temos um grave problema em nossas fronteiras e nas estradas federais - por onde entram as armas e drogas, que mais adiante, caem nas mãos da população mais frágil e colocam as pessoas umas contra as outras.

 Precisamos combater isso e não há outro caminho, a não ser pela união do governo com os municípios e a Assembleia Legislativa. Temos colocado recursos para atender as polícias militar e civil; chamamos as Guardas Municipais e os órgãos de trânsito para participarem desse processo e estamos investindo na capacitação desses agentes de segurança, para que com esse conjunto de ações possamos combater a violência”, detalhou.

Receberam as motos os municípios de Breu Branco (2), Cametá (2),  Goianésia do Pará (2), Novo Repartimento (2), Baião (2), Tucuruí (6), Tailândia (5), Jacundá (2), Abaetetuba (2), Ananindeua (3), Santa Luzia (2), Benevides (2),  Igarapé-Miri (3), Almeirim (3), Marituba (2), Santa Izabel do Pará (2) e Marabá (2). Ao todo, foram investidos R$1.156.320  milhão.

O secretário municipal Nivaldo Lima, de Tailândia, no nordeste do Pará, que recebeu cinco motos, fez questão de destacar a ação do Governo. “Essas motos chegaram numa hora importante e vão nos ajudar muito no combate à criminalidade, que está forte no nosso município.  Parabenizo o governador Simão Jatene e os deputados que estão fazendo esse trabalho. Parabenizo também os gestores de 32 municípios do Pará que criaram as suas guardas municiais, trazendo também essa responsabilidade para eles. O trabalho da segurança pública não deve ser exclusivo do Estado, as prefeituras também precisam participar”, opinou o secretário.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega das motos, os deputados autores das emendas, coronel Neil Duarte, Eliane Lima e João Chamon, o presidente da Alepa, o deputado Márcio Miranda; os prefeitos de Ananindeua, Jacundá, Abaetetuba, Bragança, Igarapé-Miri; secretários municiais de segurança e representantes do Detran, Polícia Militar e Guardas Municipais dos municípios beneficiados.
 
Investimentos

Somente em 2018 foram entregues 115 motos e 105 pickups para a Polícia Militar do Pará. O efetivo conta ainda com mais de 600 motocicletas e cerca de 800 veículos locados para dar apoio ao policiamento. O investimento é distribuído nos 144  municípios que compõem o Estado e com os bens distribuídos em todas as 12 regiões de integração. Só na região oeste foram entregues 23 novas viaturas, beneficiando as cidades de Santarém, Monte Alegre, Oriximiná, Juruti e Óbitos.

O secretário de Segurança Pública do Pará, Luiz Fernandes afirma que essas entregas fazem parte do compromisso do Governo do Estado assumido para melhorar a segurança. “São investimentos grandes que temos feito para alcançar esse objetivo. Agradeço aos parlamentares que têm nos ajudado com as emendas. Hoje, todos os municípios do Pará estão recebendo veículos, seja para complementar a frota ou para renová-la. Posso afirmar que não existe nenhum município desse Estado que tenha policial e não tenha veículos, armamentos ou equipamentos”, afirmou.

Além dos veículos, outras ações têm sido realizadas para dar ainda mais força as policiais. “Temos programas como o de apoio a aquisição de câmeras de monitoramento para as cidades e a realização de concursos públicos na área de segurança para o aumento do efetivo das polícias. Já entraram 613 policiais civis e agora estão prestes a entrar mais 2 mil policiais militares, que estão em fase de conclusão da formação. São muitos investimentos, coisas que em um momento de crise, como o que estamos vivendo, não vemos em nenhum outro estado do país. Fazemos de tudo para que a população tenha mais tranquilidade e segurança”, finalizou o secretário.

Por Heloá Canali

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte