Fundador do Wikileaks tem internet cortada por interferir em outros países

Julian Assange, fundador do Wikileaks: Fundador do Wikileaks Julian Assange fala a partir da varanda da embaixada do Equador em Londres, na Inglaterra – 05/02/2016 

A ministra de Relações Exteriores do Equador, María Fernanda Espinosa, confirmou nesta quarta-feira que o fundador do Wikileaks, Julian Assange, está sem acesso à internet desde o final de março, quando o governo o acusou de descumprir acordo escrito, assumido em 2017, de não interferir na política de outros países e colocar em risco os laços internacionais do país.
O Equador oferece asilo a Assange desde 2012 em sua embaixada em Londres.
“Atualmente, Assange segue sem acesso às redes sociais e à internet”, disse a ministra em um encontro em Quito, capital equatoriana, com um reduzido grupo de jornalistas.

A decisão ocorreu na semana em que Assange postou uma mensagem em seu Twitter desafiando a acusação do Reino Unido de que a Rússia foi responsável pelo envenenamento do ex-agente duplo russo Sergei Skripal e sua filha, Yulia, na cidade inglesa de Salisbury, no início de março.

Segundo comunicado emitido pelo governo equatoriano, Assange estaria “pondo em risco as boas relações que o país mantém com o Reino Unido, com o resto dos Estados da União Europeia e com outras nações” por meio de mensagens nas redes sociais.

 Espinosa, que em dezembro concedeu a nacionalidade equatoriana a Assange para tentar tirá-lo do Reino Unido com passaporte diplomático, acrescentou que estão sendo feitos todos os esforços “pela via diplomática para resolver a situação, e estamos fazendo isso em permanente diálogo com o Reino Unido” e com “equipes de advogados”.

“Estamos buscando uma saída, mas essa saída tem que estar dentro do direito internacional dos direitos humanos”, lembrou a ministra.

Há alguns meses, o próprio presidente do Equador, Lenín Moreno, qualificou Assange como “uma pedra no sapato” e disse que era vontade do Equador encerrar essa situação.
Assim confirmou hoje também a ministra de Relações Exteriores, mas advertiu que para seu país continua sendo “fundamental garantir a integridade da pessoa protegida”.

“Eu diria que ambos países (Equador e Reino Unido) têm interesse e intenção de que isto se resolva, que haja uma saída que permita a Assange estar em uma condição melhor. Como digo, é preciso juntar vários temas para um acordo definitivo”, disse a chanceler equatoriana.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte