TSE faz campanha contra voto em branco e abstenção nas eleições 2018

Diante do desencanto com a política que vem sendo manifestado pelos eleitores brasileiros em pesquisas de opinião, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para incentivar o voto nas eleições de outubro. "Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você", diz o locutor sobre imagens de pessoas com dificuldade para fazer escolhas simples, como quais frutas comprar. "Votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro", conclui a narração.
Segundo o TSE, a campanha veiculada em emissoras de rádio e televisão, bem como nas mídias sociais, visa a "sensibilizar os eleitores para a importância do voto como instrumento de participação do cidadão na definição do destino do país". A ação alerta que quem não vota ou vota em branco contribui para a escolha de governantes e parlamentares "com legitimidade reduzida e baixa representatividade".
No primeiro turno da eleição presidencial de 2014, 115,1 milhões de eleitores foram às urnas, sendo que 4,4 milhões votaram em branco, 6,7 milhões anularam e 27,7 milhões não compareceram. No segundo turno, o número de eleitores que não foram votar aumentou, chegando a 30,1 milhões. A iniciativa da Justiça Eleitoral pretende reforçar que "o voto é a manifestação de maior relevância na democracia, sendo fundamental para sua consolidação".
Na campanha, a Justiça Eleitoral vai esclarecer ideias equivocadas do processo eleitoral. Por exemplo, que a eleição poderá ser anulada se a maioria votar em branco. Essa ideia tem se propagado porque os votos branco e nulo não são levados em conta para a apuração dos resultados das eleições. A publicidade vai destacar ainda que votar em branco "não é mecanismo de protesto e só contribui para a escolha de políticos com um número menor de votos".

Simulador

O portal do TSE disponibilizou um simulador de votação na urna eletrônica. O eleitor poderá treinar como votar nos cargos em disputa nas eleições de outubro – presidente, governador, senador (dois), deputado federal e estadual ou distrital.
O simulador apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). A ferramenta também avisa quando o eleitor comete algum erro, como votar duas vezes no mesmo candidato ao Senado, o que anula o voto.
A partir de hoje, os eleitores que se cadastraram para votar em trânsito poderão consultar os locais de votação. As informações estão disponíveis no portal do TSE e dos TREs e no aplicativo e-título.

Fonte Agência Brasil

Comentários

  1. O Ministério Público está sendo invadido por hackers , são monitoradores que estão invadindo os sistemas dos computadores dos
    M P. no Brasil todo em todos os estados brasileiro os hackers estão passando ordem por escrito como se fosse algum Juiz determinando alguma execução com pessoas ou empresas

    ResponderExcluir
  2. O endereços desta pessoas que são hackers é Rua Riachuelo n 119 apto 1107 Centro Rio dê Janeiro Luciana Wagner Ana Paula , Rua Riachuelo n 119 apto 1204 Ana Paula, Luciana e seus parceiros , Rua Riachuelo n 119 apto 1020 Centro Rio dê Janeiro , Rua Riachuelo n 119 apto 608 Centro Rio dê Janeiro é cativeiro tem várias crianças sequestrados estupradas dentro do apartamento

    ResponderExcluir
  3. Em Manaus na Rua Araguari n 1069 bairro Redenção em Manaus onde as crianças sequestrados ficam para serem vendidas pelas mulheres Adriana Andreia e as filhas da Andreia vendem cocaína fazem sequestros fazem estupros invasão a residência famíliar, elas ensinam as crianças sequestrados já estupradas a monitorar para os parceiros delas cearenses dia e noite, elas mantem as crianças em cativeiro da e noite, elas tem outros locais de cativeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte