Pará recebe certificação internacional de área 100% livre de febre aftosa


 Com a certificação internacional da OIE, o gado paraense se iguala sanitariamente e economicamente ao restante do Brasil

 A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) participou da comitiva do Governo do Pará que recebeu, no domingo (20), o reconhecimento internacional de área 100% livre de febre aftosa. A certificação foi entregue durante a 86ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na cidade-sede do órgão, Paris, na França. Também receberam a certificação os estados do Amapá, Amazonas e Roraima.

O reconhecimento é referente aos oito municípios paraenses que possuem divisa com os estados do Amazonas e Amapá, áreas que eram consideradas de médio e alto risco para aftosa, respectivamente.

Com isso, o Brasil finaliza o processo de erradicação da doença em território nacional, declarando todo o país como livre de Febre Aftosa com vacinação. Com a certificação internacional da OIE, o gado paraense se iguala sanitariamente e economicamente ao restante do Brasil.

A certificação é fruto do trabalho desenvolvido há quase duas décadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). Em todo o país, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já começou a executar o plano para retirada da vacina em todo o País, e até 2023 o Brasil deve conquistar o status de zona livre da aftosa sem vacinação.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte