China afirma que Huawei vai construir rede 5G no Brasil.

5G BRASIL

Governo chinês diz estar confiante de que Brasil vai escolher a empresa chinesa para construção da rede móvel 5G

O governo da China diz estar confiante de que o Brasil vai escolher a Huawei para construir a rede móvel 5G no país.

Xi Jinping, presidente chinês, se encontrará com o presidente Jair Bolsonaro esta semana, durante a cúpula do Brics. Esse será o segundo encontro entre os dois em menos de um mês.

Embaixador da China em Brasília, Yang Wanming disse acreditar que o Brasil “levará em conta seu próprio interesse no desenvolvimento”, destacando que a relação do país com a Huawei permaneceu racional em meio a campanha de difamação realizada pelos EUA.

As autoridades americanas alertaram seus aliados sobre a dependência de componentes da Huawei em redes 5G, afirmando que isso facilitaria a espionagem chinesa. Secretário de Estados dos EUA, Mike Pompeo reiterou as advertências em um discurso na Alemanha, dizendo que a empresa não é totalmente confiável, já que está sob o controle do partido comunista da China.

O vasto apetite da China por matéria-prima, como ferro e soja, tornou o país o principal parceiro comercial do Brasil nos últimos anos; as empresas chinesas investem de forma pesada no país.

Por outro lado, o presidente brasileiro é um aliado de Donald Trump, presidente americano, e Washington alertou que poderia diminuir a cooperação de segurança com o Brasil se a escolha pela Huawei se confirmar.
Via: Bloomberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com exaltação do imaginário caboclo, Caprichoso vence 52º Festival Folclórico de Parintins, no AM

Postos anunciarão preço de combustível válido antes da redução do ICMS

MEC recolhe livro didático com conto que aborda incesto, tortura e morte