Reclamações seguem constantes contra telefonia.
De
janeiro a junho deste ano, dos 7.506 atendimentos registrados na
Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PA), 1.503, ou 20%
do total, eram sobre os serviços de telefonia. Das cerca de 1.700
reclamações registradas no órgão envolvendo serviços de telefonia até o
dia 19/06, cerca de 53% se referiam à telefonia móvel, envolvendo
principalmente má prestação de serviço, cobranças abusivas, problemas
com velocidade da internet e sinal ruim.
As operadoras Claro e Tim se
revezam na liderança no ranking de reclamações do Procon na área de
telefonia móvel no Pará nos últimos anos. Em 2013, quem liderou foi a
Tim (827), vindo em seguida a Claro (729), Oi (681) e na quarta
colocação a Vivo (370). A Sky aparecia com 444 reclamações.
eEm 2014, quem liderava o ranking
era a Claro (579), seguida pela Tim (575), Vivo (465) e Oi (330). A NET
aparece em primeiro entre as empresas de TV por assinatura mais
reclamadas (359), seguida pela Sky (349). Neste ano, até o último dia 25
a Claro continua na ponta das reclamações (366), seguida agora pela
Vivo (340), Tim (319) e Oi (236).
No ranking de atendimentos do
Procon, a Telemar Norte Leste S.A liderou as reclamações na telefonia
fixa, com 1.382 atendimentos, número que subiu para 1.614 em 2014. Até o
último dia 25 já havia 576 reclamações registradas contra a empresa.
Em 2013, no que se refere ao tipo
de reclamação envolvendo empresas de telefonia celular, a cobrança
indevida/abusiva liderou disparado o ranking (796), vindo em seguida
problemas com resolução de demanda (228) e recusa injustificada em
prestar o serviço (206). Em 2014, a cobrança indevida abusiva permaneceu
no topo (669), seguido por recusa na prestação de serviço (148) e
problemas na resolução e demandas (121). Este ano, até o último dia 25 a
cobrança indevida abusiva permanecia na frente (540), seguida pela
recusa na prestação e serviço (83) e dúvidas sobre cobranças (58).
Ao procurar o Procon, o consumidor
registra sua queixa e, em seguida, é gerada uma notificação à empresa,
que tem o prazo de dez dias para mandar sua justificativa. Caso isso não
aconteça, é marcada uma audiência de conciliação entre as partes.
A coordenadora de Atendimento,
Shirley Oliveira, orienta que o consumidor antes de buscar o Procon para
formalizar sua reclamação, deve procurar a empresa prestadora de
serviço. “Se o problema não for resolvido, o órgão oferece apoio ao
consumidor por meio de uma análise sobre a relação de consumo efetuado
ou fazendo contato direto com a empresa, podendo até abrir um processo
administrativo ou aplicar multas.”
(Diário do Pará)
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