Reclamações seguem constantes contra telefonia.

De janeiro a junho deste ano, dos 7.506 atendimentos registrados na Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PA), 1.503, ou 20% do total, eram sobre os serviços de telefonia. Das cerca de 1.700 reclamações registradas no órgão envolvendo serviços de telefonia até o dia 19/06, cerca de 53% se referiam à telefonia móvel, envolvendo principalmente má prestação de serviço, cobranças abusivas, problemas com velocidade da internet e sinal ruim.
As operadoras Claro e Tim se revezam na liderança no ranking de reclamações do Procon na área de telefonia móvel no Pará nos últimos anos. Em 2013, quem liderou foi a Tim (827), vindo em seguida a Claro (729), Oi (681) e na quarta colocação a Vivo (370). A Sky aparecia com 444 reclamações.
eEm 2014, quem liderava o ranking era a Claro (579), seguida pela Tim (575), Vivo (465) e Oi (330). A NET aparece em primeiro entre as empresas de TV por assinatura mais reclamadas (359), seguida pela Sky (349). Neste ano, até o último dia 25 a Claro continua na ponta das reclamações (366), seguida agora pela Vivo (340), Tim (319) e Oi (236).
No ranking de atendimentos do Procon, a Telemar Norte Leste S.A liderou as reclamações na telefonia fixa, com 1.382 atendimentos, número que subiu para 1.614 em 2014. Até o último dia 25 já havia 576 reclamações registradas contra a empresa.
Em 2013, no que se refere ao tipo de reclamação envolvendo empresas de telefonia celular, a cobrança indevida/abusiva liderou disparado o ranking (796), vindo em seguida problemas com resolução de demanda (228) e recusa injustificada em prestar o serviço (206). Em 2014, a cobrança indevida abusiva permaneceu no topo (669), seguido por recusa na prestação de serviço (148) e problemas na resolução e demandas (121). Este ano, até o último dia 25 a cobrança indevida abusiva permanecia na frente (540), seguida pela recusa na prestação e serviço (83) e dúvidas sobre cobranças (58).
Ao procurar o Procon, o consumidor registra sua queixa e, em seguida, é gerada uma notificação à empresa, que tem o prazo de dez dias para mandar sua justificativa. Caso isso não aconteça, é marcada uma audiência de conciliação entre as partes.
A coordenadora de Atendimento, Shirley Oliveira, orienta que o consumidor antes de buscar o Procon para formalizar sua reclamação, deve procurar a empresa prestadora de serviço. “Se o problema não for resolvido, o órgão oferece apoio ao consumidor por meio de uma análise sobre a relação de consumo efetuado ou fazendo contato direto com a empresa, podendo até abrir um processo administrativo ou aplicar multas.”


(Diário do Pará)

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